Páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PP pode não ter candidatos a federal no Sul em troca de apoio do PDT

O Partido Progressista (PP) negocia com o Partido Democrático Trabalhista (PDT) a possibilidade de não lançar candidatos a deputado federal no Sul do Estado. O PP apoiaria o pré-candidato pedetista Manoel Dias em troca do apoio a pré-candidatura de Ângela Amin ao governo estadual.

O presidente estadual do PP, deputado estadual Joares Ponticelli, diz que a prioridade dos progressistas é a eleição de Ângela e o resultado da pesquisa do Grupo RBS fortaceleu ainda mais a condição de cabeça de chapa, única posição que não é negociada nas conversações feitas com os outros partidos.

Se vingar esta negociação com o PDT, ficariam fora da disputa o ex-vereador de Nova Veneza Evandro Gava, e os vereadores de Criciúma Giovanni Zappelline e de Tubarão André May, o Deka, que colocaram os nomes à disposição após a desistência do secretário nacional de Saneamento Básico Leodegar Tiscoski.

A definição dos pré-candidatos a deputado federal do PP no Sul será discutida num encontro com representantes dos 43 municípios da região em data ainda indefinida.

O acordo com o PDT também interfere em outra pré-candidatura de Tubarão. Como ficaria o vereador Edson Firmino nesta história?

Leia mais...
Direção estadual articula composição com o PP visando participação na majoritária

Gelson Padilha aguarda definição do PSDB

Fora da SDR de Braço do Norte desde 31 de março o ex-secretário e ex-prefeito de Orleans Gelson Padilha (PSDB) aguarda pela definição do partido para decidir o futuro. A saída da secretaria foi para cumprir os prazos de desincompatibilização e possibilitar uma candidatura nas eleições de outubro.

Padilha pode ser candidato a deputado estadual ou federal ou ainda retornar à SDR caso esta seja a decisão da direção do PSDB. Ele acredita que até o final desta semana se tenha uma definição.

Para ser candidato a deputado federal, Padilha gostaria que fosse o único indicado no Sul do Estado. Até o momento a ex-secretária de educação de Criciúma Giovana Benedet é uma das pré-candidatas do PSDB. Para estadual ele também acredita que mais uma pré-candidatura na Amurel prejudicaria a já existente do ex-prefeito de Tubarão Carlos Stupp.

– Eu tenho um diagnóstico que analisa as chances de eleição e o partido unido em torno de um nome aumenta essa possibilidade. Se não houvesse esses nomes já estabelecidos eu estaria mais motivado. Mas agora aguardo a decisão do partido – acrescenta.

PL da Enfermagem em votação

Alunos e professores, vestidos de branco, do curso de Enfermagem da Unisul realizam uma mobilização nesta terça-feira (13/4), em Tubarão. Eles realizam o ato para solicitar apoio a votação do Projeto de Lei 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem. A previsão é de que o PL entre em votação na sessão da Câmara dos Deputados de amanhã.

Empolgação surpreendente

A empolgação dos militantes do PP durante o encontro estadual realizado em Florianópolis no sábado não surpreendeu somente os organizadores, mas também os participantes.

O presidente do PP de Jaguaruna e vereador Éder Meurer previa participar de um encontro de trabalho do partido e surpreendeu-se com os quase dois mil participantes do encontro. Para ele, a passagem da pré-candidata do PT Ideli Salvati e do deputado estadual César Souza Jr. (DEM) pelo evento representou a importância que os progressistas terão no pleito de outubro.

– A empolgação de todos surpreendeu e nos motiva a trabalhar mais em torno da pré-candidatura de Ângela – afirma Meurer.

Leia mais...
PP faz pesquisa para construir plano de governo

Período na Câmara foi curso intensivo para o Soldado Madeira

O suplente de vereador de Tubarão José Carlos Madeira (PP), o Soldado Madeira, ficou somente 30 dias na Câmara, mas como pegou um período bem turbulento, acabou fazendo um curso intensivo de experiência política.

Apesar de não concordar com os encaminhamentos e ver o Partido Progressista ser deixado de lado nas negociações da eleição da mesa diretora, Madeira considerou o período de grande experiência.

– Pude ver que nem tudo é como se imagina e que o trabalho de um vereador exige muita dedicação – diz Madeira.

Durante o período em que substituiu o vereador Dionísio Bressan Lemos (PP), o suplente Madeira apresentou 26 trabalhos entre requerimentos, projetos de lei, projetos de decretos, indicações e menções honrosas. Teve aprovadas as indicações de título de Cidadão Tubaronense para o tenente-coronel Ângelo Bertoncini, Honra ao Mérito para o professor José da Silva Tiesen e Menções Honrosas ao sub-tenente Ênio Correa e ao soldado Silvino de Oliveira.

Muito para aprender em termos de festas

Com a proximidade de mais uma Feincos e pelo que parece também de mais uma Produsul o assunto festas volta a ganhar espeço. E também voltamos a repensar a necessidade de garantir uma melhor organização destes eventos.

Ao realizar comparações com outros em nosso estado se percebe que tem-se muito para melhorar.

No último fim de semana tive a oportunidade de conhecer a Expofeira Nacional da Cebola, em Ituporanga. Os moradores acham que o evento pode melhorar, mas se a Feincos, ou Produsul, chegar perto do que é feito lá, teremos uma grande evolução por aqui.

Em Ituporanga, a festa é organizada por uma fundação, a Fexponace, que dessa forma ganha autonomia para buscar parceiros e recursos. Pelo que percebi e ouvi, a SDR de Ituporanga também abraça o evento e todos os outros municípios participam. Como a produção de cebola é forte na região, os expositores são também dos municípios vizinhos.

A estrutura do Parque de Exposições de Cerro Negro também deve ser lembrada. Até porque não temos algo parecido por aqui. Espaço para exposições, camping, pavilhões, praças de alimentação (com um espaço reservado só para a culinária da cebola) e uma arena de shows de dar inveja. O espaço permite grandes públicos, oferece condições de acomodação e ninguém tem que ficar se equilibrando em pedra para assistir aos shows.

Para uma cidade, com pouco mais de 20 mil habitantes, o exemplo de organização de uma festa chama a atenção e mostra o quanto ainda se tem a aprender.

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão, 12 de abril

O Legislativo Tubaronense estará reunido nesta segunda-feira, 12 de abril de 2010, em seu horário regimental das 19 horas, realizando mais uma Sessão Legislativa Ordinária. Na Ordem do Dia, desta Sessão serão deliberadas as seguintes matérias:

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 198/2009, de autoria do Ver. Dionísio Bressan Lemos, que disciplina a construção de pontes sobre o Rio Morto, determina a regularização das pontes existentes e dá outras providências. Este projeto em sua segunda votação

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 012/2010, de autoria do Ver. Caio Cesar Tokarski, que concede o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Eduardo Silvério Nunes. Este projeto em uma única votação

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 013/2010, de autoria do Ver. Caio Cesar Tokarski, que concede o Título de Cidadão Tubaronense ao Senhor Pedro Santos da Silva. Este projeto em uma única votação

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 019/2010, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que declara de Utilidade Pública a Associação de Desenvolvimento da Microbacia do Rio Caruru/Jararaca. Este projeto em sua primeira votação

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 025/2010 (009/2010 na origem), de autoria do Poder Executivo Municipal, que institui o diário oficial eletrônico como órgão de publicação oficial. Este projeto em sua primeira votação

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Imaruí, 12/4

MATÉRIA DO PODER EXECUTIVO PARA LEITURA EM PLENÁRIO

– Projeto de Lei nº. 020, de 08 de abril de 2010 – “Ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre o Estado de Santa Catarina, e alguns municípios do Estado, com a finalidade de constituir um Consórcio Público de Implantação do Projeto Turístico SERRAMAR, nos termos da lei federal nº. 11.107, de 06 de abril de 2005 conforme protocolo de intenções próprio”. (Em Regime de Urgência).

– Projeto de Lei nº. 021, de 08 de abril de 2010 – “Autoriza o Poder Executivo a Suplementar o Orçamento do Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências”. (Em Regime de Urgência).

– Projeto de Lei nº. 022, de 08 de abril de 2010 – “Autoriza o Poder Executivo a firmar Convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna, abre Crédito Suplementar e dá outras providências”. (Em Regime de Urgência).

– MATÉRIA DO PODER EXECUTIVO PARA DISCUSSÃO E DELIBERAÇÃO

– Projeto de Lei nº. 019, de 30 de março de 2010 – “Autoriza o Poder Executivo a firmar Convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna, abre Crédito Suplementar e dá outras providências”. (Acompanhado de Parecer).

– MATÉRIA DO PODER LEGISLATIVO PARA LEITURA EM PLENÁRIO
02.3.1 – Projeto de Lei nº. 003/2010, de 07 de abril de 2010 – “Dispõe sobre o Programa de Incentivos a Instalação de Empreendimentos para o Desenvolvimento Econômico na Zona Rural do município de Imaruí, e dá outras providências”.

– MATÉRIA DO PODER LEGISLATIVO PARA DISCUSSÃO E DELIBERAÇÃO
02.4.1 – Projeto de Lei nº. 002/2010, de 25 de março de 2010 – “Reconhece de Utilidade Pública a Associação Comunitária de Forquilha do Aratingaúba e dá outras providências”. (Acompanhado de Parecer).

PP faz pesquisa para construir plano de governo

O Partido Progressista (PP) reafirmou no sábado a confiança na pré-candidatura de Ângela Amin ao governo do Estado e os números da pesquisa divulgada pelo Grupo RBS deram mais força nas negociações de alianças para o pleito de outubro. O presidente estadual do PP e deputado estadual Joares Ponticelli era um dos mais empolgados com a participação dos militantes e o resultado da pesquisa.

No encontro estadual realizado em Florianópolis, o partido também iniciou a distribuição de um questionário que pretende avaliar o que os catarinenses desejam do próximo governo.

– O questionário será distribuído à população pelos diretórios de cada região e será a partir dele que construiremos nosso plano de governo – explicou Ângela Amin.

O mesmo tipo de consulta já foi realizado pela Juventude Progressista e o documento com uma série de reivindicações foi entregue.

De Tubarão, um ônibus lotado compareceu ao evento. O vice-prefeito Felipe Luiz Collaço, o Pepê, vereador André May, o Deka, e o suplente de vereador Gilson Vieira, o Chumbinho, lideraram a aaravana. Da região carbonífera foram cerca de 300 militantes.

Com informações das AI/DJP/DVC

Leia mais...
Cinco nomes, duas vagas

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores