Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Obra da BR 101 continua, garante diretor do Dnit

O diretor executivo do Dnit, José Henrique Coelho Sadok de Sá, disse ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Edinho Bez (PMDB), que enquanto não se concretizarem as denúncias feitas sobre o Ministério dos Transportes, as obras da BR-101Sul não param. Os processos licitatórios, porém, serão suspensos por 30 dias para averiguação.

“Pode até voltar antes, se o novo ministro determinar”, adiantou Edinho. Sadock relatou ao deputado que as denúncias foram encaminhadas ao Tribunal de Contas da União (TCU) e que fica mantida a participação de um representante do DNIT em reunião no dia 1º de agosto em Santa Catarina, para a entrega do terceiro relatório do andamento das obras de duplicação da 101.

Projeções econômicas de um especialista

Não é sempre que se pode ver e ouvir de perto um dirigente do setor privado tão graduado como o CEO e Presidente do HSBC Bank Brasil, Conrado Engel, que passou por Tubarão nesta quinta-feira. A inusitada participação na inauguração de um Posto de Atendimento Bancário (PAB) só mostrou o prestígio da Unisul que fechou parceria com o banco. Pois é certo que um CEO de banco raramente participa de inaugurações de agências, o que dizer de um PAB. O prestígio foi ainda mais reforçado pela palestra proferida por Engel. Mas ouvir as considerações dele sobre a economia nacional e mundial foi um privilégio reconhecido por poucos.

As projeções do HSBC para as próximas décadas colocam o Brasil entre as sete maiores economias do mundo. Chegar lá não será tarefa fácil. Diversos fatores terão influência sobre esta possibilidade e a educação é um dos principais. Em 2030 o Brasil deverá ter 126 milhões de habitantes na faixa etária de 20 a 60 anos, contra os atuais 108 milhões. Para Engel, o fenômeno conhecido como Bônus Demográfico, só ocorre uma vez na história de um país, mas só com educação da população é que poderemos aproveitá-lo da melhor maneira.

As observações de Engel, baseadas no estudo do HSBC apontam para a necessidade de crescimento da poupança, principalmente a pública, para dar condições de investimento de até 23% do Produto Interno Bruto (PIB). O alerta é de que sem investimento a economia não terá condições de crescer a taxas de 4, 5 6% ou mais ao ano.

Engel defende que o Brasil precisa pular de 17% para 23% do PIB os investimentos, a fim de criar infraestrutura a uma nova realidade que se constrói e que tende a constituir a demanda de 126 milhões de consumidores. E vê necessidade de o país aumentar a sua poupança. Hoje, o brasileiro compromete 28% da renda com financiamento e a tendência é aumentar esse comprometimento se os juros baixarem.

Diante da crise que atinge países europeus, Engel, mostrou-se otimista quanto à situação brasileira. Para ele, o comprometimento médio de 27% da renda familiar com dívidas está próximo do limite, mas não significa que tenhamos problemas como a bolha imobiliária que foi um dos motivos da crise nos Estados Unidos, por exemplo. Para o CEO ter um sistema financeiro sólido é a base para o crescimento de um país e isso o Brasil tem.

O presidente do HSBC observou que o Brasil está bem posicionado em relação ao mercado externo, tendo a China como seu maior parceiro, mas adverte que 60% das exportações são commodities, quando, a exemplo dos países europeus, deveria haver um equilíbrio, com pelo menos 50% de produtos industrializados.

Nos bastidores, as gravatas

A passagem de Conrado Engel por Tubarão foi cercada por um grande aparato de segurança, planejado desde a semana passada pelo staff do banco. O tempo de percurso despendido em cada deslocamento, a pontualidade nos dois eventos (inauguração do PAB e Palestra) e identificação dos funcionários do banco tiveram atenção redobrada. Para evitar qualquer tipo de equívoco, os dirigentes do HSBC são identificados pelos seguranças pelas gravatas em modelos exclusivos. Um detalhe quase imperceptível para os demais convidados. Mas a clareza e objetividade de Engel durante os eventos também merecem registros. Ah se a classe política também agisse assim! Sem atrasos e enrolação, seria bem melhor.

Recurso de Arlei é rejeitado pelo TRE

O vereador de Capivari de Baixo, Arlei da Silva (PPS), que foi candidato a deputado estadual em 2010 e teve a prestação de contas desaprovadas, teve o recurso rejeitado pelo TRE. O embargo foi apreciado na sessão de ontem. A aprovação ao relatório do juiz Oscar Juvêncio Borges Neto foi unânime.

Leia mais...
Arlei da Silva tem contas de campanha desaprovadas

PCB sem Fundo Partidário em 2012

Mais um partido ficará sem o Fundo Partidário em 2012. Os juizes do TRE julgaram não prestadas as contas do PCB e suspenderam o repasse por 12 meses a partir do próximo ano. Os comunistas já haviam apresentado problemas nas prestações de contas dos candidatos de 2010 e em contas de anos anteriores.

Leia mais...
Tribunal julga não prestadas contas das Eleições 2010 do PCB

Contas de Amadeu Luz são rejeitadas
Único candidato a federal do PCB tem contas rejeitadas
TRE suspende cotas do fundo partidário do PCB e PMN

DC na Câmara de Tubarão

A direção estadual do Diário Catarinense participa da sessão de hoje da Câmara de Vereadores de Tubaráo. O objetivo da visita será falar sobre os 25 anos de atividade jornalística no estado de Santa Catarina e na região de Tubarão.

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Ordem do dia Câmara de Vereadores de Tubarão, 7/7

Os Vereadores de Tubarão estarão reunidos nesta quinta-feira, 7 de julho, em seu horário regimental das 19 horas, realizando a 41ª Sessão Legislativa Ordinária de 2011. Na pauta desta Sessão está prevista a deliberação do seguinte Projeto:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 072/2011 (nº 050/2011 na origem) de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com o Movimento Porta Aberto de Tubarão/SC, através do Fundo Municipal de Saúde. Este Projeto em sua segunda votação.

Pauta da Assembleia Legislativa, 7/7

Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 9 horas

Agenda do Governador, 7/7

8:00 - Reunião e visitas na região da SDR de Rio do Sul, conforme
programação da Secretaria do Planejamento.

13:45 - Reunião e visitas na região da SDR de Ibirama, conforme
programação da Secretaria do Planejamento.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores