A Caixa Econômica Federal liberou recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pessoas que foram atingidas pelas chuvas de maio em Tubarão e região. Só que algumas pessoas que não foram atingidas também liberam os recursos e na teoria somente os residentes nos endereços determinados pela Defesa Civil teriam este direito.
Infelizmente esta prática já é bem antiga e desde a passagem do Furacão Catarina em 2004 se ouve falar desse assunto. Ou seja, pessoas que as vezes nem moram nas cidades atingidas conseguem liberar os recursos.
Agora suspeita-se que isso se repete aqui na região, aproveitando a deixa das chuvas de maio que alagaram diversos pontos da cidade. Na prática, as pessoas usam documentos falsos para comprovar que moram em determinado endereço. Soube até de gente que foi procurada por alguém que facilita o serviço e inclusive providencia o endereço.
Seria muito importante os responsáveis na Caixa e até mesmo o Ministério Público observar de perto a situação.
Entendo que a liberação do Fundo de Garantia não é nenhuma obra de caridade do governo, pois o dinheiro pertence ao trabalhador, e só deveria realmente ser utilizado em caso de urgência. Lá na frente poderá fazer falta, o próprio nome já diz, é uma garantia. Do jeito que é hoje, o trabalhador paga com o próprio dinheiro pelos prejuizos.
Agora o que não pode é pessoas muito mal intensionadas abusarem de uma prática que poderá prejudicar aqueles que realmente precisam.
O recurso do Fundo de Garantia é uma das principais fontes de financiamento da casa própria. Ou seja, o dinheiro depositado em benefício dos trabalhadores, é emprestado pelo governo, que depois devolve ao trabalhador com juros. Obras de saneamento e infraestrutura também são financiadas pelo Fundo. Portanto lesar o FGTS é também lesar a todos que precisam dele.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Área de proteção permanente é reduzida em Jaguaruna
Um patrimônio arqueológico milenar pode estar ameaçado. Vereadores de Jaguaruna aprovaram uma lei que reduz a área de proteção permanente dos sambaquis
Parceria garante o destino de recursos mínimos para menores
De acordo com a constituição brasileira, crianças e adolescentes devem ter prioridade absoluta. Mas nem sempre os gestores públicos destinam os recursos mínimos exigidos para os programas de atendimento aos menores. Para que isso não ocorra aqui no Estado, uma parceria foi firmada entre Ministério Público, Tribunal de Contas e Federação Catarinense dos Municípios
Escolha na SDR de Tubarão passará por Edinho
Enquanto os Democratas discutem nomes para a SDR de Tubarão, não se pode esquecer dos outros partidos que integram o governo. Entre eles o PSDB e o PMDB do deputado federal Edson Bez, o Edinho. Sobre o assunto, o parlamente responde que a escolha obviamente passará por ele. No entanto, dependerá de conversações com os demais partidos coligados e também do que ficar estabelecido para as regionais de Laguna e Braço do Norte (regiões onde Edinho obteve uma expressiva votação). Edinho trocará idéias com os demais líderes da região da Amurel para que as indicações das três secretarias sejam feitas de forma equilibrada.
SDRs: definição somente após o secretariado estadual
Se é que houve algum atrito entre o presidente do Democratas de Tubarão Dalton Marton e o suplente de vereador Jairo Cascaes, o que ninguém confirma, ele foi em vão. Isso porque o motivo do tal enfrentamento seria a indicação para a secretaria regional de Tubarão e a definição sobre o assunto está longe de ocorrer.
O deputado estadual eleito José Nei Ascari (DEM), que não foi chamado para apagar nenhum incêndio, confirma que quando o assunto das SDRs for discutido envolverá todas as cinco secretarias existentes na região Sul. Portanto, ele só considera a preferência do vice-governador eleito Eduardo Moreira (PMDB) em pleitear a SDR de Criciúma. As demais não são preferência de ninguém. Nem mesmo a SDR de Braço do Norte, reduto eleitoral de Ascari.
A partir do momento que os líderes da aliança definirem o número de SDRs para cada partido as discussões deixarão a fase de especulações para se tornarem realidade. E se couber ao DEM, a SDR de Tubarão, aí sim, Marcon, Cascaes e também Ângelo Zabot, o Con, poderão disputar a indicação para o cargo.
O deputado estadual eleito José Nei Ascari (DEM), que não foi chamado para apagar nenhum incêndio, confirma que quando o assunto das SDRs for discutido envolverá todas as cinco secretarias existentes na região Sul. Portanto, ele só considera a preferência do vice-governador eleito Eduardo Moreira (PMDB) em pleitear a SDR de Criciúma. As demais não são preferência de ninguém. Nem mesmo a SDR de Braço do Norte, reduto eleitoral de Ascari.
A partir do momento que os líderes da aliança definirem o número de SDRs para cada partido as discussões deixarão a fase de especulações para se tornarem realidade. E se couber ao DEM, a SDR de Tubarão, aí sim, Marcon, Cascaes e também Ângelo Zabot, o Con, poderão disputar a indicação para o cargo.
PRTB pede espaço no governo também
A eleição em 2010 de dois deputados federais, dez deputados estaduais e um suplente de Senador colocou o PRTB entre os dez maiores partidos do país, comemora o presidente nacional da Legenda Levy Fidélix. A condição de estar entre os dez mais já pertimiu ao partido, que completou 16 anos no final de novembro, pedir cargos à presidente eleita Dilma Roussef (PT). Afinal de contas, vai viver do quê essa gente?
Ação da PM no comércio orienta sobre medidas de segurança
Por meio de uma ação chamada Comércio Seguro, a Polícia Militar de Tubarão busca orientar lojistas quanto a segurança nos estabelecimentos. A operação está sendo feita em virtude do crescimento de assaltos a mão armada nos últimos meses, no município
Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão, 2/12
A Câmara de Vereadores de Tubarão realiza nesta quinta-feira (2/12) a Sessão anual para outorga dos Títulos de Honra ao Mérito e Cidadão Honorário. Serão homenageados com o Título de Honra ao Mérito, por relevantes serviços prestados ao município de Tubarão, no decorrer de 2010, Jane Dalbó Falchetti; Eduardo Silvério Nunes; Santina Passarela de Farias; Helivander Alves Machado; Genésio Antônio Mendes; Delícia Ouriques Crescêncio; Empresa Esquadrias Metálicas Tubaronenses Ltda. – EMETU; Grupo Ricordi D'Itália; Equipe Vendas Battistella – Scania; Manoel Antônio Bertoncini Silva; José da Silva Thiesen e a Entidade Mãos que Salvam Vidas. Já por relevantes serviços prestados ao município de Tubarão, ao longo de suas vidas receberão o Título de Cidadão Tubaronense, José Warmuth Teixeira; Pedro Santos Silva; Odacir Zonta; Walmor Jung Júnior; Carlos Alberto Nogueira de Sá; Sônia Marques Ximenes de Melo; Ivo Antônio Reinert Prim; Luiz da Silva Maciel; Jorginho Mello; Dalírio José Beber; Ângelo Bertoncini; Sérgio de Bona Portão e Letícia Bianchini. O evento será às 19h30min, no Clube 29 de Junho.
Mutirão pretende facilitar o pagamento de dívidas com o Estado
Uma ação conjunta da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria da Fazenda, deve facilitar o pagamento das dívidas de contribuintes inadimplentes com o estado de Santa Catarina
Calendário eleitoral: 2/12
Esta quinta-feira (2/12) é o último dia para o eleitor que deixou de votar nas eleições de 3 de outubro apresentar justificativa ao juiz eleitoral.
Assinar:
Postagens (Atom)
Categories
A Hora do Voto
Acit
Ada De Luca
Aeroporto Regional Sul
Alesc
Amurel
Arena Multiuso
Armazém
BR-101
Braço do Norte
Brasília
Câmara Capivari de Baixo
Câmara de Braço do Norte
Câmara de Criciúma
Câmara de Grão-Pará
Câmara de Gravatal
Câmara de Imaruí
Câmara de Imbituba
Câmara de Jaguaruna
Câmara de Laguna
Câmara de Sangão
Câmara de São Martinho
Câmara de Tubarão
Câmara dos Deputados
Capivari de Baixo
Carlos Stüpp
CDL
CDR
Charge
Debates
DEM
Deputados
Desenvolvimento
Diário do Sul
Dilma Roussef
DNIT
Economia
Edinho Bez
Educação
Eleições 1982
Eleições 1985
Eleições 1986
Eleições 1989
Eleições 1990
Eleições 1992
Eleições 1996
Eleições 1998
Eleições 2000
Eleições 2002
Eleições 2004
Eleições 2006
Eleições 2008
Eleições 2010
Eleições 2012
Eleições 2014
Eleições 2016
Eleições 2018
Eleições 2020
Facisc
Governo Estadual
Gravatal
Imaruí
Imbituba
Impostos
Indústria e Comércio
IPTU
Jaguaruna
JBGuedes
Joares Ponticelli
Jorge Boeira
José Nei Ascari
Justiça
Justiça Eleitoral
Laguna
Leis
Meio Ambiente
Obras
Olávio Falchetti
Partidos
PCB
PCdoB
PCO
PDS
PDT
Pedras Grandes
PEN
Pepê Collaço
Pesca
Pescaria Brava
Pesquisas
PHS
PL
PMDB
PMDB Mulher
PMN
Política
Porto de Imbituba
PP
PPA
PPB
PPL
PPS
PR
PRB
Prefeitos
Prefeitura de Capivari de Baixo
Prefeitura de Gravatal
Prefeitura de Jaguaruna
Prefeitura de Laguna
Prefeitura de São Martinho
Prefeitura de Tubarão
Prefeituras
Presídio
Prona
Propaganda partidária
PRP
PRTB
PSB
PSC
PSD
PSDB
PSDC
PSL
PSOL
PSPB
PSTU
PT
PTB
PTC
PTdoB
PTN
PV
Raimundo Colombo
Rede Sustentabilidade
Reforma Administrativa
Reforma Eleitoral
Reforma Política
Reforma Tributária
Reforma Universitária
Rhumor
Rio Tubarão
Rizicultura
Salários
Saúde
SDR de Braço do Norte
SDR de Laguna
SDR de Tubarão
SDRs
Segurança
Senado
Senadores
Sociedade
STF
TCE
TJ-SC
Trânsito
TRE
Treze de Maio
TSE
Tubarão
Turismo
Unisul
Unisul TV
Vereadores