Páginas

sábado, 15 de maio de 2010

Por e-mail: Deputado Estadual Décio Góes

O entrevistado desta semana é o líder da bancada do PT na Alesc. Além da atuação política, Décio Góes (foto ao lado de Eduardo Oliveira) também se destaca pelo uso da internet e nesta troca de e-mails ele responde a perguntas sobre os projetos do sul, crescimento do PT em Tubarão, entre outros temas

BLOG DO RAFAEL MATOS - As lideranças empresariais da Amurel têm se organizado e cobrado ações para o desenvolvimento da região Sul. O que o senhor achar que está faltando para se obter sucesso?
DÉCIO GÓES - Acho muito positiva essa articulação. Tenho participado das reuniões, procurado ajudar nos encaminhamentos e temos obtido sucesso. O problema é que ficamos isolados por muito tempo e as demandas se acumularam para atingirmos o nível de desenvolvimento das demais regiões do estado. Ficar unidos e focados nas obras de infra-estrutura logística, como a conclusão da duplicação da BR-101, do Aeroporto de Jaguaruna, ligando a Ferrovia Tereza Cristina ao norte e ao sul do país, otimização do portos de Laguna e Imbituba e a complementação de vias estaduais; infra-estrutura turística, como a rota serra-mar, a despoluição dos rios e lagos, a formação profissionalizante, com mais escolas técnicas. Esse é o caminho.


BRM - Como os deputados estaduais podem contribuir para que a região tenha investimentos que contribuam com o crescimento da região?
DG - Primeiro buscando uma unidade de ação da sociedade e da bancada do sul. Diretamente, defendendo as nossas bandeiras, tencionando com o estado, fiscalizando, atento as oportunidades. Indiretamente, com as relações que construímos com a bancada federal e outros organismos da sociedade.


BRM - O senhor tem se empenhado em diversas causas sociais. Poderia destacar alguma delas?
DG - Apoio aos movimentos sociais, a luta dos servidores públicos estaduais, dos trabalhadores urbanos e rurais com o salário mínimo regional e o pagamento por serviços ambientais prestados, os anistiados do governo Collor, apoio ao movimento ambiental, como a luta contra à fosfateira, entre outros. É importante destacar que diversas ações consideradas pequenas por alguns, mas essenciais para a qualidade de vida dos catarinenses tem pautado nosso mandato.


BRM - O PT tubaronense cresceu nas últimas eleições para prefeito o que motiva inclusive o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual de Olávio Falchetti. Como o senhor vê isso?
DG - Com muita alegria, pois mostra que Tubarão está cada vez mais perto de um governo do PT. O PT governa com participação popular e assim prioriza as necessidades da população: saúde, educação, segurança e a infra-estrutura que promova o desenvolvimento sustentável (com preservação do meio ambiente) e a geração de oportunidades de trabalho, a partir das potencialidades locais. Assim que o presidente Lula fez o Brasil crescer e distribuir renda. O Olávio está bem sintonizado com esse projeto.


BRM - O senhor ainda sonha em voltar a ser prefeito de Criciúma? Pensa nisso para 2012?
DG - Estou empenhado no projeto do partido para 2010: dar continuidade no governo do presidente Lula, com a eleição da Dilma Roussef, da Senadora Ideli Salvatti como governadora do estado, de Cláudio Vignatti como Senador e ampliar nossas bancadas federal e estadual para dar a governabilidade necessária. Sou pré-candidato a reeleição como deputado estadual.


BRM - O senhor poderia destacar qual foi a maior conquista do seu mandato?
DG - A conquista de um parlamentar é coletiva, destaco o desencalhe dos convênios para a realização dos Planos Diretores dos municípios cortados pela duplicação da BR-101 e a lei que regulamenta o turismo rural. Colaborei na expansão das escolas técnicas federal, na ampliação do Pronaf Mais Alimentos para os avicultores e suinocultores. Oportunizamos a participação com direito a voz a milhares de cidadãos catarinenses em questões cruciais para a vida das pessoas através de centenas de audiências públicas realizadas por proposição nossa enquanto deputado e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente no período de 2007-2009. Dessas muitas audiências destaco por exemplo a discussão do código ambiental catarinense, o debate em torno a instalação da Fosfateira em Anitápolis (IFC), a modificação da lei de segurança nas lotéricas, temas envolvendo duplicação da BR-101, pedagiamento, reestruturação das malhas ferroviárias, debates envolvendo o complexo lagunar entre outras.


BRM - Qual a avaliação que o senhor faz dos últimos acontecimentos da Alesc, com as polêmicas MPs e manifestações de servidores?
DG - A medidas provisórias beneficiaram uma minoria de servidores com gratificações, deixando de fora exatamente aqueles que atendem o povo, como os professores, os profissionais da saúde, da segurança pública. Aumentaram as diferenças entre o maior e o menor salário, desestruturaram o plano de cargos e salários e provocaram uma desunião das diversas categorias. O governador Pavan deixa um grande problema para a próxima governadora.

Charge - Nunes

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores