Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Presenças confirmadas, ou não (pelo Twitter)

Durante esta terça-feira não foi possível manter contato com todos os dezenove integrantes da bancada catarinense em Brasília para saber quem ia e quem não ia no jantar da comitiva tubaronense.

Mas por telefone confirmei com o deputado Jorge Boeira (PT) que elogiou muito e disse que a iniciativa pode ajudar a convencer muitos parlamentares.

Os outros contatos testei a modernidade e fui pelo Twitter (microblog).

O senador Raimundo Colombo (DEM) foi o primeiro a ser questionado no início da manhã. Pediu para responder por e-mail, que não chegou até agora.

Deputado Acélio Casagrande (PMDB) confirmou a presença.

– Acredito que esta aproximação com os parlamentares é importante. A união que visa o desenvolvimento – respondeu.

Deputada Ângela Amin (PP) disse que o encontro estava na agenda, mas dependia dos outros compromissos do dia.

– Vai depender do horário que terminar o processo de votação em plenário. A iniciativa é interessante – adiantou.

Deputado Paulo Bornhausen (DEM) respondeu que fará tudo para dar uma passada pelo jantar.

Deputado João Pizzolatti (PP), que passou o dia atendendo outros prefeitos inclusive o de Treze de Maio, e o senador Neuto de Conto (PMDB) não responderam o contato até este momento.

O encontro está marcado para logo mais às 20 horas no restaurante do Clube da Imprensa, no lago Paranoá. A rádio Bandeirantes AM Tabajara 1090 transmite ao vivo, é só sintonizar.

Xela também busca recursos em Brasília

Quem também está em Brasília nesta terça-feira é o prefeito de Treze de Maio Arilton Francisconi Cândido (PP), o Xela. Foi em busca de apoio para projetos no município. Pelo Twitter o deputado federal João Pizzolatti (PP) informa que “se tudo der certo, todos voltam às suas cidades com projetos aprovados!”.

A informação no plural é porque alem de Xela, Pizzolatti também deu recebeu no gabinete os prefeitos de Indaial, Guaramirim, Palmeira, Zortéa, Palhoça e Rio Negrinho.

Este é mais um exemplo de que a iniciativa de Tubarão de reunir toda a bancada catarinense em Brasília pode gerar mais frutos do que depender do apoio isolado de um parlamentar.

Jogo de xadrez na prefeitura

Com a tal reforma e corte de cargos comissionados na prefeitura de Tubarão sendo discutida, começa também o zum-zum-zum sobre a movimentação das peças do tabuleiro.

Seguem algumas especulações que podem, ou não, se confirmar nos próximos meses.

- o atual secretário de Desenvolvimento Urbano Nilton de Campos (PSDB) volta para a Câmara de Vereadores.
- com isso o segundo suplente, Haroldo da Silva (PSDB), o Dura, deixa a liderança do governo e volta para a Cosip.
- e a atual diretora da Cosip, Reneuza Borba (PTB), fica sem cargo.
- o atual secretário de Comunicação Social, Anselmo de Bona Mello (PSDB) vai para a secretaria de Desenvolvimento Urbano.
- a secretaria-adjunta de Comunicação Social, Adriana Stüpp assume o comando da pasta.
- com a exoneração dos cargos comissionados no final de dezembro, apenas algumas secretarias ficam funcionando em janeiro: Desenvolvimento Urbano, Finanças e Saúde estão garantidas. As demais serão revistas na reforma estrutural que deverá ser proposta e aprovada na Câmara de Vereadores no início de 2010.

Boa impressão para garantir apoio

Esta reunião de uma comitiva municipal com a bancada federal em Brasília não é muito comum e só este fato já vai causar boa repercussão entre os deputados federais e os senadores catarinenses. Afinal encontrar uma comissão formada por representantes da prefeitura, Acit, CDL, Sindilojas e Unisul, unida em torno de projetos demonstra uma grande união para o desenvolvimento da cidade. E melhor ainda que cada um que está lá na capital federal está pagando a própria conta. Não é um trenzinho da alegria pago com recursos públicos.

Mas é claro que não se espera apenas causar boa impressão. O que se deseja é garantir recursos para investimentos na cidade. Na bagagem desta comitiva estão projetos que para saírem do papel, precisam de mais de R$ 40 milhões.

E o que a bancada catarinense tem para ajudar? Primeiro são as emendas individuais de cada parlamentar. Cada um tem R$ 10 milhões para indicar. Segundo são as dezenove emendas coletivas e que podem abrigar projetos maiores e que demandem mais recursos.

De acordo com o deputado federal Jorge Boeira (PT) uma boa apresentação destes projetos vai ser muito importante para o convencimento da bancada em destinar as emendas ao Orçamento da União.

Entre os projetos que vão ser apresentados estão a construção de três pontes, uma delas entre Tubarão e Capivari de Baixo, a rodovia Serramar, praças esportivas, postos de saúde, compra de maquinário e qualificação da administração municipal, entre outros.

É um grande passo que está sendo dado e o assessor especial da prefeitura, Felipe Felisbino (PSDB), merece ser lembrado como o organizador deste encontro. Se der certo, ele vai ter muito mais trabalho ainda em 2010. Pois a inclusão das emendas no Orçamento, não é garantia de que os recursos virão para a cidade. É preciso que o governo tenha receita e dê prioridade para os projetos. E neste ponto, Felisbino, vai ter que fazer marcação cerrada para que todo o esforço não seja em vão.

Leia mais em...
Comitiva tubaronense reúne-se com bancada catarinense, em Brasília

Executiva do PSC Mulher tomará posse no dia 21

A assistente social e líder da Igreja do Evangelho Quadrangular, Janete Goulart, assumiu o PSC Mulher em Tubarão. Ela agora trabalha na formação da executiva do segmento que deverá ser empossada em 21 de novembro.

Pauta da Assembleia Legislativa, 10 de novembro

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

2 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

3 – Entrevista coletiva
Local: Sala de Imprensa
Horário: 15 horas
Assunto: o arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo Krieger, participa do lançamento da II Feira Economia Solidária, dias 19 e 20 de novembro no Largo da Alfândega, em Florianópolis.

4 – Sessão especial em homenagem ao X Prêmio Adjori de Jornalismo e lançamento do livro “Origens da imprensa em municípios catarinenses”
Local: Plenário
Horário: 19 horas

5 – Comissão de Segurança Pública – Audiência pública para discutir a transferência das instalações da cavalaria e do canil da Polícia Militar do bairro Barreiros para o bairro Potécas - São José
Local: Plenarinho Paulo Stuart Wright
Horário: 19 horas

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores