Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Deputado Décio Góes sai de licença por dois meses

O suplente de deputado estadual Vânio dos Santos (PT) esteve nesta quarta-feira (7) visitando o deputado Décio Góes (PT) para acertar os últimos detalhes para sua posse. Décio Góes sairá de licença na próxima terça-feira (13), em virtude do rodízio do PT, dando vaga aos suplentes. Santos assume o mandato do deputado Décio Góes por dois meses.

Para lembrar: Vânio dos Santos é considerado um dos representantes da região da Amurel (é de Gravatal) e deverá ser candidato a deputado federal em 2010.

Leilão público é suspenso em Laguna. Nova data será marcada

O prefeito de Laguna Célio Antônio (PT) assinou nesta tarde a suspensão do leilão público que seria realizado no sábado. Nova data será marcada. O motivo alegado no aviso de suspensão foi "força de interesse administrativo".

A prefeitura pretende realizar o leilão de vinte e três lotes localizados em área nobre do loteamento Laguna Internacional.

Os 11 mil metros quadrados de área estão localizados em frente à avenida Castelo Branco, próximos ao Restaurante-Escola e Tourist Hotel.

O edital completo está disponível para download no www.laguna.sc.gov.br, na categoria Governo/publicações.

Grupo de trabalho apresenta os impactos socioeconômicos e ambientais da instalação de fosfateira em Anitápolis

Com o objetivo de nivelar as informações a respeito da polêmica em torno da instalação da Indústria de Fosfatados Catarinense (IFC) no município de Anitápolis, Sul do estado, a Comissão de Turismo e Meio Ambiente recebeu a visita de representantes do grupo de trabalho que estuda os impactos socioeconômicos e ambientais da fosfateira. A reunião presidida pelo deputado Décio Góes (PT) foi realizada na manhã de hoje (7).

Conforme o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Wilson Schmidt, a repercussão da instalação da IFC é muito maior do que a empresa apresentou no projeto. Ele manifestou sua preocupação em relação aos impactos na região das nascentes, afirmando que não foram especificados, suficientemente, todos os dados sobre as conseqüências no solo, água, fauna e flora.

- Anitápolis é o segundo município do estado em precipitação de chuva. Precisamos levar em consideração todos os aspectos sociais, econômicos e ambientais - disse o professor.

Para o representante da ONG Nascente da Serra, Geraldo Luz da Silva Jardim, se instalada, os resíduos da fosfateira irão comprometer 95% da nascente do Rio Tubarão.

- Queremos combater a negação da informação e mostrar que as os estabelecimentos comerciais já instalados sofrerão com as consequências ambientais da indústria.

Duas audiências públicas já foram realizadas para tratar do assunto com o propósito de tirar todas as dúvidas da comunidade e prestar esclarecimentos sobre as consequências que a obra pode acarretar para a região. No entanto, as divergências continuam. Do encontro realizado no dia 25 de setembro, em Braço do Norte, foi decidido pela solicitação de uma audiência com os ministros do Turismo e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Agrário para tratar a questão detalhadamente. A comissão está em fase de agendamento da audiência em Brasília e a data será informada posteriormente.

Comissão da Câmara aprova criação do voto distrital para deputados federais e vereadores

A Câmara começou a discutir novas mudanças no sistema eleitoral que ficaram de fora da minirreforma aprovada neste ano. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou hoje duas PECs (propostas de emenda à Constituição) que modificam a forma de escolha dos deputados federais e dos vereadores.

As propostas estabelecem a adoção do voto distrital. Pelo sistema distrital, apenas um deputado é eleito para determinada região. LEIA MAIS...

Pelo Twitter o senador Raimundo Colombo (@RaimundoColombo) perguntou aos seguidores o que eles acham da medida. Se quiser, deixe lá sua opinião e por aqui também.

Eu, pessoalmente, sou a favor desta mudança. Com o voto distrital vai acabar aquela história de uma região ficar sem representante. Considero uma forma mais justa de representação

Parece que não dá, mas fica pronto!

Acabei de chegar do Cecontu, que abriga a exposição da Feincos 2009 e parece que nada vai ficar pronto até às 20h30min quando o evento será aberto oficialmente.

Mas sempre fica.

O que posso adiantar é que a feira está muito mais bonita do que nos últimos anos. Puxo a brasa para a casa da Unisul TV, mas muitos outros estandes vão chamar a atenção.

Quanto a Produsul, que é a parte dos shows, só os ingressos ficaram mais baratos e o restante nada mudou. As atrações continuarão entrando no palco de madrugada e a praça de alimentação de todo o evento continua muito fraca.

PR terá candidatos a deputado estadual da região

Congestionamento de candidatos à vista. O Partido da República (PR) poderá ter três candidatos a deputado estadual em 2010. Os diretórios de Laguna, Capivari de Baixo e Tubarão articulam a escolha de nomes dos pré-candidatos.

Em Laguna o pré-candidato é o único vereador do partido na cidade, Cleosmar Fernandes, que fez 1.652 votos em 2008. Em Capivari de Baixo o nome cotado é de Glauco Zanela.

Em Tubarão, o presidente da sigla, Elemar Nunes, confirma que o diretório terá um candidato atendendo uma determinação do diretório estadual.

– Mas o nome somente será definido nas próximas semanas – adianta.

Em 2008 o partido teve dois candidatos na cidade. Osvaldo Correa, O Vardo teve 542 votos e Elemar Nunes teve 226.

Na esfera estadual, também é cogitada a possibilidade do atual presidente, o deputado federal Nelson Goeten, não ser candidato à reeleição. Ele deverá ser o coordenador da campanha, apoiando os candidatos a estadual e o candidato a deputado federal, José Carlos Veira, que se filiou recentemente ao partido. Vieira foi eleito para o cargo em 1994, com 63.421 votos, e ficou na suplência em 1998, com 52.706 votos e em 2006, com 55.846. Também eleito vice-prefeito de Joinville em 1992, em chapa formada com Wittich Freitag, com 91.765. Foi candidato a prefeito de Joinville em 1996, ficou em quarto lugar com 18.161 votos e a deputado estadual em 2002, quando ficou na suplência com 23.275 votos.

O diretório estadual também articula coligação com o PT para indicar o vice na chapa encabeçada por Ideli Salvati ao governo do estado. O vice de Lula é o empresário José Alencar, do PR.

Leia mais...
José Carlos Vieira no PR defende partido mais forte

Glauco Zanela confirma condição de pré-candidato

Greve dos bancários segue até sexta-feira

As agências do Banco do Brasil, BB/Besc e Caixa Econômica Federal das cidades de Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Jaguaruna, Lauro Muller, Orleans, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Sangão e Treze de Maio continuam fechadas até amanhã (6/10), por conta da greve dos bancários. Em assembleia do Seebtr, realizada hoje de manhã, em Tubarão foi deliberada a continuidade da greve. Nova assembleia só na sexta-feira (7/10).

Pauta da Assembleia Legislativa, 7 de outubro de 2009

1 – Escola do Legislativo - Abertura oficial da 8ª edição do Programa Parlamento Jovem
Local: Auditório Antonieta de Barros
Horário: 9 horas

2 – Reunião da Comissão de Finanças
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

3 – Reunião da Comissão de Segurança Pública
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

4 – Reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

5 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

6 – Reunião para discutir as declarações dadas à imprensa pelo empresário Lírio Parisotto sobre a Celesc
Local: Plenarinho Paulo Stuart Wright
Horário: 15 horas

7 – Reunião da Comissão de Economia
Local: Sala das Comissões
Horário: 18 horas

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores