Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Como valorizar as profissões do passado e do futuro?

Você tem dúvida de que as atribuições e qualificações das profissões estão mudando? Espero que não, porque elas estão mudando. Tome por exemplo a função do caixa de supermercado. No passado (não muito distante) ele tinha que saber operar uma máquina registradora, ser rápido na digitação dos números e bom de troco. Os pacotes eram coisas do empacotador.

Hoje em dia, o caixa tem que saber operar um computador, máquina de preenchimento de cheques, cartões de crédito, receber tickets de refeição, ah, e até mesmo empacotar as compras, já que a reengenharia dos supermercados cortou posições de trabalho e apesar das muitas tarefas que ganhou, parece ter sobrado mais tempo para os caixas.

Influência da tecnologia


Nós jornalistas também estamos encarando mudanças. Foi-se há muito, o tempo em que jornalista só escrevia em máquina de escrever. Hoje em dia tem que escrever no computador (é obrigatório, pois as máquinas de escrever sumiram), usar máquina digital, baixá-las no computador, tratá-las, editar vídeos, áudios e outras coisas se sobrar tempo.

Tudo isso parece simples para quem já cresceu tendo um computador dentro de casa, mas tenho certeza que ainda é complicado para muita gente. Quem não cresceu neste mundo digital ou até mesmo quem ainda não faz parte dele sente muita dificuldade.

Tempos modernos exigem atualização


Diante de todas estas mudanças nos deparamos ainda com profissões que não conseguem fugir de velhos estigmas. A das secretárias é uma delas. Muita gente ainda pensa que secretária serve apenas para atender telefone, anotar recados, transferir ligações e nos mais terríveis casos, sentar no colo do chefe.

As secretárias também se enquadram entre as profissões que ganharam novas atribuições e tiveram suas atividades qualificadas diante de tantas inovações tecnológicas. Os cursos superiores de Secretariado Executivo não desmentem esta tendência. Ninguém vai fazer uma faculdade para aprender tão e somente a atender telefone, anotar recados e transferir ligações. Elas estão preparadas para muito mais.

Valorizar o passado, mas olhar para o futuro


Mas, por mais que sejam atualmente profissionais prontas para assessorar os executivos, administradores, ou seja lá qual for o ramo de atividade do chefe, muitos insistem em somente olhar para o passado.

Muita gente está se preparando para o futuro, se qualificando, estudando, aprendendo e aguardando por uma vaga num mercado de trabalho que ainda não valoriza as novas atribuições. Muitos exigem as qualificações, mas a remuneração não acompanha esta exigência.

Senhor empregador não quebre esta corrente de crescimento e qualificação profissional. Se está com saudade dos velhos tempos, alugue um filme antigo e mate o saudosismo.

Publicado também no Jornal de Bairro

Pauta da Assembleia Legislativa para sábado

01 – Encontro da Integração Sul-americana na saúde, nas questões aduaneiras e na legislação de trânsito
Local: CentroSul - Florianópolis
Horário: 9h
Assunto: apresentação das conclusões dos temas debatidos e leitura da
Carta de Florianópolis

Acit faz reivindicações ao secretário Ronaldo Benedet

Investimento em câmeras de segurança, aumento do efetivo policial e da frota de veículos e questões relacionadas à prevenção como forma de combater o risco social que gera boa parte da criminalidade estiveram na pauta da reunião de hoje entre diretores da Acit e o secretário estadual de segurança pública e defesa do cidadão, Ronaldo Benedet (PMDB).

O secretário informou que não tem previsão para a instalação das câmeras e reforçou que segurança não deve se restringir ao policiamento ostensivo, mas também à prevenção.

- Segurança não se faz só com a polícia nas ruas, o que não quer dizer que não devamos nos preocupar com a boa estrutura da polícia. Segurança é trabalhar o policiamento mas também a prevenção – diz.

Com relação ao aumento do efetivo policial, o secretário mencionou que Tubarão tem um dos melhores índices per capita de policiais, sendo quase 360 habitantes por policial, orientando para que se otimize o efetivo existente.

Suspeito de desviar dinheiro da Câmara de SL é preso

ESTÁ NA FOLHA DO VALE
Sete meses após a Câmara de Vereadores, de São Ludgero, descobrir que o INSS dos vereadores há mais de quatro anos não era pago, o ex-funcionário Shirleano Dácio, responsável pelo pagamento, foi afastado de suas funções dia 25 de abril e na última terça-feira, 5 de maio, foi decretada sua prisão preventiva, sob suspeito de peculato.
Conforme o delegado Bruno Vaz Marinho, Shirleano ficará detido até que o juiz ache que há motivos para mantê-lo na prisão. SAIBA MAIS...

Reunião em SRL reinstalou Fórum de Municípios

ESTÁ NA FOLHA DO VALE
Realizada em Santa Rosa de Lima, no dia 4 de maio, segunda-feira, uma reunião para deliberar sobre a reinstalação do Fórum dos Pequenos Municípios das Encostas da Serra Geral. De alto peso político e de grande significado, foi convocada pelo prefeito Celso Heidemann (PP). O fórum trata-se de uma instância coletiva de planejamento e de acompanhamento de processos de desenvolvimento que une administrações e organizações da sociedade civil de onze municípios. A decisão foi favorável e, agora, Angelina, Anitápolis, Braço do Norte, Grão Pará, Gravatal, Rancho Queimado, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Bonifácio, São Martinho e Urubici passam a se (re)encontrar, a cada dois meses, para discutir seus problemas e potenciais conjuntos, para elaborar estratégias comuns e para avaliar se está havendo um processo equilibrado e sustentável. Essas reuniões serão preparadas por Grupos Técnicos (GT): educação; saúde; infraestrutura; e meio ambiente, turismo e agricultura. Na reunião do dia 4, esses GT já foram constituídos e definiram seus programas de trabalho. SAIBA MAIS...

Firmino se pronuncia contra a lista fechada

Na sessão de ontem (7/5) da Câmara de Vereadores de Tubarão, o vereador Edson Firmino (PDT) foi o único a se pronunciar sobre a lista partidária fechada que está sendo proposta, dentro da reforma eleitoral.

Ele encaminhou ao Fórum Parlamentar Catarinense, solicitação para que votem contra a lista. Firmino destacou que da forma como está sendo apresentada tem sido fortemente rejeitada pela base populacional.

Leia mais:
Ideia da lista fechada preocupa deputados

Presidente da Câmara de Armazém avalia os primeiros meses de atuação

ESTÁ NO O REGIONAL SUL
Em entrevista ao Jornal O Regional Sul, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Armazém, Adalto dos Santos Moisés (PP) avalia e apresenta as ações mais significativas da Câmara nos primeiros meses de sua gestão como presidente. http://www.oregionalsul.com.br/noticias/presidente-da-camara-avalia-os-primeiros-meses-de-atuacao

Cancelados 94 títulos na região do Vale

ESTÁ NA FOLHA DO VALE
O prazo para regularizar o título de eleitor acabou no dia 16 de abril. Nesta semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou os números de títulos cancelados em todo o país. Os municípios do Vale somaram 94 cancelamentos. Braço do Norte foi a cidade que mais teve títulos cancelados: 36, seguido por Gravatal que teve 24 cancelamentos. Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima tiveram apenas um título, de cada, cancelado. SAIBA MAIS...

Sinais que ameaçam Tubarão

Por Laudelino José Sardá
Professor e jornalista
Contato: lj.sarda@unisul.br

Antes que a BR-101 seja concluída, rompendo agressivamente áreas urbanas, conclamo Tubarão a se proteger contra a invasão bárbara, de investidores gananciosos, exibindo cifrões nos olhos, de vampiros com adereços de sem-terras e de aves de arribação trazendo projetos espalhafatosos debaixo das asas.
Nos dois dias semanais em que vivo nesta terra, fico a bisbilhotar, na tentativa de diagnosticar os sintomas de deterioração do tecido social. E me entristecem as sucessivas notícias sobre a violência desencadeada por traficantes e consumidores de drogas. Inicia-se, em velocidade espantosa, a banalização de crimes, matando-se por quantias de dinheiro que não pagam um par de sapatos. E, no entanto, roubam vidas de valores incomensuráveis.

Tubarão, infelizmente, não foge à tendência das cidades brasileiras já desumanizadas, mais pela omissão do poder público. Contudo, há tempo suficiente para se combaterem as causas da enfermidade, de forma a preservar o espírito humano da cidade. Deve-se antecipar à necessidade de se erguerem muros de proteção, com a competência governamental na preparação das novas gerações para o exercício da cidadania com dignidade e ética. Da mesma forma, o governo não pode vacilar no exercício da sua autoridade, exigindo maior eficiência de órgãos federais e estaduais, na construção e preservação de uma sociedade sadia.

Bolsões de pobreza são os mais eficazes sinalizadores da degeneração social. E, no entanto, na maioria das cidades que convivem com esse cenário, criam-se muros invisíveis entre a pobreza e classes privilegiadas, num verdadeiro apartheid. A sociedade arma-se contra a pobreza, como se ela fosse a razão da violência.
Tubarão não pode assumir esse equívoco, sob pena de alimentar o apartheid. O processo de humanização de uma cidade implica, necessariamente, a eliminação rápida do menor foco de pobreza, proporcionando dignidade às famílias, ensejando-lhes condições para uma convivência social imune a preconceitos.

Sob esta ótica, a cidade pode sobreviver à epidemia nacional do empobrecimento vertiginoso das áreas urbanas, desde que a prefeitura eleja como prioridades investimentos nas atuais e futuras gerações, sem esquecer, é claro, das gerações envelhecidas, que só querem sentir o espírito humano da cidade. Sentar-se à beira do rio degustando um café matinal ou vespertino seria uma deliciosa alternativa, se o pobre Tubarão não estivesse agonizando, com suas águas poluídas e malcheirosas.

Publicado também no Notisul

PSDB traz 164 mil em recursos para a saúde

ESTÁ NO O REGIONAL SUL
A frente da administração municipal durante 15 dias o Vice-prefeito de Gravatal Tarcísio Marcon Corrêa (PSDB), em seu último dia de mandato, trouxe para a área da saúde do município 164 mil reais em novos recursos. SAIBA MAIS...

Ideia da lista fechada preocupa deputados

ESTÁ NO DIÁRIO CATARINENSE
A reforma política em tramitação no Congresso Nacional preocupa os parlamentares catarinenses. Na sessão plenária de ontem pela manhã, o assunto dominou as discussões e deixou à mostra que, em geral, os deputados não aprovam a lista partidária fechada. SAIBA MAIS...

Governador libera recursos para pavimentação e área industrial de Gravatal

ESTÁ NO O REGIONAL SUL
O Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira (PMDB) recebeu em sua residência em Joinville uma grande comitiva de gravatalenses. Na ocasião, o governador aproveitou para anunciar a todos a liberação de 820 mil reais para a pavimentação asfáltica da Rua Angelim Grasso, no bairro Variento, e de 86 mil reais para a compra de um terreno de nove hectares para a implantação da área industrial em Gravatal. SAIBA MAIS...

Pauta da Assembleia Legislativa

1 – Encontro da Integração Sul-americana na saúde, nas questões aduaneiras e na legislação de trânsito
Local: CentroSul - Florianópolis
Horário: 9h
Painéis: 9 horas – O transporte rodoviário de cargas e a legislação de trânsito nos países da UPM
11 horas – Legislação de trânsito para veículos de passeio e a integração turística
14 horas – A logística e o transporte rodoviário de cargas e as normas aduaneiras nos países da UPM
16h15min – Integração do atendimento médico hospitalar e a unificação dos planos de saúde nos países da UPM

Manchetes dos jornais

Notisul
Lei dos bares e similares: regras serão alteradas
Ontem, a primeira reunião ocorreu e serviu para atualizar os participantes. Na próxima terça-feira, um novo encontro ocorrerá, já para iniciar um esboço da reedição da lei

Diário do Sul
Quatro casos de gripe suína confirmados no Brasil
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou ontem os primeiros casos de brasileiros infectados pelo vírus da gripe suína. São dois pacientes de São Paulo, um do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais. De acordo com ele, todos os pacientes contraíram o vírus no exterior, passam bem e não há risco de contágio dessas pessoas para a população

Folha do Vale
Suspeito de desviar dinheiro da Câmara de SL é preso
Shirleano Dácio teve a prisão preventiva efetuada na última terça-feira pela Polícia Civil. Deve permanecer na delegacia até decisão do juiz

O Popular Catarinense
Garopaba sedia 4º encontro sul brasileiro de motociclismo
Além da perspectiva de reunir mais de 1,5 mil motos de alta cilindrada, a promoção do Grupo Garoupas no Asfalto vai oferecer à cidade e aos turistas uma série de shows, dentre outras atrações

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores