Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

Para não encolher

O crescimento dos partidos políticos quase sempre está ligado a condição de detenção de mandatos e muito pouco relacionado com a ideologia que ele representa. Os filiados acabam sendo atraídos pelos cargos que podem ser distribuidos e poucos se importam com a cartilha partidária, projetos e ideias que estão registradas no estatuto.

Como sabem desta situação, os líderes partidários não podem reclamar do movimento de saída dos filiados de ocasião quando a sigla fica sem mandato. Os que não se importam com ideologia não tem nenhum problema em trocar de partido e procurar por outro que tenha espaços e cargos para oferecer.

Enfim, manter a atividade partidária e a motivação quando se está fora do governo é um dilema. Após uma derrota nas urnas surgem as diferenças, os problemas e tudo parece uma terra arrasada.

Esta situação é a que vive o PSDB de Tubarão desde a metade de 2012, quando deixou a prefeitura depois de onze anos e meio. Vieram as eleições municipais, uma derrota do principal líder e agora a tentativa de reorganização para não deixar o partido encolher.

No domingo será realizada a convenção municipal para eleger o novo diretório. Ao ex-prefeito Carlos Stupp foi feito o apelo para que ele assuma a presidência e lidere esta retomada. Não há certeza de que ele aceitará o desafio, que pode cair nos ombros de um dos atuais vereadores. Os tucanos esperam iniciar a semana com uma direção executiva definida e as esperanças renovadas.

Movimento na web

Também no domingo, membros do PMDB lançarão o Movimento de Resgate da Identidade do PMDB (Mori). O evento será no campo sintético do Hercílio Luz e o grupo inclui nomes como o do ex-vereador Maurício da Silva, Alexandre Moraes, João Marcelo Zapelini, Dalton Marcon e Dionísio de Quadros. Eles querem chamar a atenção do diretório estadual para a situação local. O diretório foi destituido no final de 2012 e agora está sob comando de uma Comissão Provisória. Se servir de exemplo para alguém, a divisão dos peemedebistas tem se refletido nas urnas, com derrotas nas últimas quatro eleições municipais.

Ângela Amin em 2014

Eleitor encontrou a ex-prefeita de Florianópolis, Ângela Amin (PP), durante o evento de posse do reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, e foi logo perguntando: – Eu acho que o desempenho ruim do atual governo estadual é uma brecha para um candidatura de oposição? Por que a senhora não se candidata de novo? – indagou. – E quem foi que disse que eu não serei candidata? – lascou Ângela.

Vereador poderá repensar projeto

Os vereadores de Tubarão estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio para mais uma Sessão da Câmara. Dois projetos foram votados em redação final, o primeiro deles, sobre a divulgação do desempenho das escolas no Ideb e o outro, a respeito da obrigação das empresas em refazer o pavimento público. Sobre a nota do Ideb, o vereador autor do projeto, Nilton de Campos (PSDB), deve rever a proposta diante da opinião de educadores de que a divulgação pode expor os estudantes. O objetivo de Campos é permitir que pais e comunidade saibam da nota e por isso poderá rediscutir a forma de acesso a esta informação

Frase do Dia

"Um gênio é uma pessoa de talento que faz toda a lição de casa."
Thomas A. Edison, inventor americano

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores