Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Voto acima dos 70 anos

A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) está lançando uma campanha que já nasce bem desafiadora. A campanha 'A Experiência Vale Ouro' quer estimular os eleitores com mais de 70 anos a votar, já que para eles a partir desta idade o voto passa a ser facultativo. Diante do cenário triste dos últimos dias, é de se imaginar como vai ser difícil convencer a velha guarda a sair de casa para votar nas mesmas figuras de sempre.

Troca de cargos é amanhã em Capivari de Baixo

O vereador Valmiro da Rosa (PMDB), o Bila, assume nessa quarta-feira (1º/7) a secretaria de Desenvolvimento Rural de Capivari de Baixo. A posse será realizada às 11 horas no gabinete do prefeito Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB). O secretário Edson Moraes (PSDB) assume a cadeira na Câmara de Vereadores no lugar do Bila. A oposição já prometeu ficar de olho nessa troca de cargos que está prevista para durar até 31 de dezembro.

Intervenção não chega aos nanicos

Clima de intervenções não chegou aos partidos nanicos. PSC e PTC vão integrar campanhas de Dilma Roussef (PT) para presidente e em Santa Catarina estarão juntos com Raimundo Colombo (DEM).

PDT fecha com PP e indica Manoel Dias para vice

Presidente estadual estadual do PP e deputado Joares Ponticelli confirma pelo Twitter que foi fechada a coligação com o PDT e Manoel Dias será o vice de Ângela Amin (PP). Resta saber agora como fica a coligação nas chapas proporcionais. Pelo visto o vereador de Tubarão André May (PP), o Deka, deve ser candidato a deputado federal.

Só pra lembrar, Manoel Dias fez pouco mais de 30 mil votos em 2006 para o governo do estado. Alguns pepistas já questionam: qual é o motivo da comeração?

Vai ver, 50 segundos valem mais do que 30 mil votos.

TRE multa prefeito de Imbituba

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina rejeitou pela terceira vez, por unanimidade, embargos de declaração do prefeito de Imbituba, José Roberto Martins (PSDB), o Beto, e decidiu, por maioria de votos, aplicar multa de R$ 1 mil a ele. O Pleno considerou que o político apresentou os embargos várias vezes com intenção de adiar a execução de outra multa, de R$ 21.282,00, imposta devido à veiculação de propaganda antecipada no pleito de 2008. Da decisão, publicada no Acórdão nº 24.590, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia mais...
Corte multa prefeito de Imbituba por tentar adiar execução de penalidade

Eleições 2010: PG (PDT)

Mais uma entrevista da série com pré-candidatos a deputado estadual da região. Agora com Araildo Machado (PDT), o PG

Super Quarta da política: ninguém do PMDB pode ser vice de Colombo

A decisão do PMDB em punir o presidente estadual Eduardo Moreira voltou a embolar o cenário eleitoral de 2010. A Super Quarta da política promete durar até segunda-feira com tantos desdobramentos possíveis. E dependendo dos desdobramentos jurídicos, pode ir mais longe ainda.

Pela decisão do partido, qualquer outro nome do PMDB que seja indicado para ser vice de Raimundo Colombo (DEM) poderá ter o mesmo tipo de punição. Então o que se entende é que o PMDB está fora da Tríplice Aliança.

Leia mais...
PMDB suspende filiação de Eduardo Pinho Moreira
PMDB suspende Eduardo Moreira por se aliar ao DEM

Números para quem quer entrar

Ao confirmar a coligação com DEM e PMDB para o governo do estado, os partidos também discutirão as coligações nas chapas proporcionais e dependendo dos acordos, candidaturas poderão ser revistas. A ideia é não sobrepor nomes sob a ótica geográfica das urnas.

O ex-prefeito de Tubarão, Carlos Stüpp, que é pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB, já manifestou que a decisão não mudará seus planos. Coligado ou não sabe que precisa conquistar mais de 40 mil votos para ter chances de eleição. Abaixo disso corre o risco de ficar de fora.

PSDB vai coligar com DEM e PMDB, mas também vai dividido

Na véspera da convenção do PSDB, que deve atender a vontade nacional do partido e manter a coligação com DEM e PMDB, o deputado estadual Luiz Eduardo Cherem (PSDB), o Dado, manifestava pela Twitter a insatisfação com o sistema político atual e porque não dizer, com a composição que se aproximava. “A federalização da eleição está acabando com a democracia partidária interna: ou se acaba com a federalização ou com as coligações”, escreveu.

Cheguei a trocar mensagens com ele e lhe perguntei o que queria dizer. As respostas:

“Tem que acabar com as coligações. Estão fazendo coligações esdrúxulas em todo o país conforme os interesses regionais.”

“Da maneira como está a federalização nos obriga a fazer coligações que muitas vezes não têm sentido para a democracia partidária.”

“Dois sentimentos no PSDB hoje: candidatura própria e movimento forte dos prefeitos que querem coligar com o PP”.

Rhumor


twitter.com/jbfguedes - jbguedes.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores