Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Uma salada eleitoral

Junto com o prazo para novas filiações e mudanças de partidos, terminou também o prazo para mudanças nas regras eleitorais e a Reforma Eleitoral ficou pra trás novamente. Se ela for aprovada este ano, não irá valer para a próxima eleição.

De novo tivemos algumas discussões e algumas ideias aprovadas e rejeitadas nas comissões. Mas qualquer mudança na lei eleitoral deve ter sido aprovada pela Câmara dos Deputados e Senado Federal pelo menos um ano antes das eleições. Como nada mudou algumas situações consideradas estranhas vão continuar existindo.

Vejamos o exemplo do troca-troca de partidos que ocorreu nos últimos dias. Quem mudou para um partido novo não corre risco nenhum. Quem trocou de sigla vira alvo de alguns questionamentos.

É o caso do vereador Edson Firmino que deixou o PDT para se filiar ao PMDB. A mudança foi a opção dele para tentar continuar com chances de ser reeleito. Como o PDT ficou enfraquecido, corria sério risco de não garantir a legenda suficiente.

Mas Firmino foi eleito em 2008 numa coligação proporcional com o PPS, PTB e PR. Partidos que na majoritária integraram a coligação do prefeito eleito Manoel Bertoncini do PSDB. O PMDB foi adversário em todos os cenários. Ele ainda faz parte da atual administração e ocupa o cargo de secretário de Governo.

Em 2010, o vereador também foi candidato. Chegou a ser cotado para ser vice na chapa de Ângela Amin, do PP, mas acabou disputando o cargo de deputado federal, coligado com PP e PT do B. Mesma aliança que deu apoio na disputa pelo governo do Estado. Nos dois cenários o PMDB também foi adversário.

Vale lembrar também que o mesmo PMDB que foi adversário do PSDB em nível municipal, foi aliado dos tucanos em nível estadual e adversário novamente nas eleições presidenciais.

É uma salada muito difícil de entender, mas que é autorizada e permitida pela legislação eleitoral. Não sei nem se dá para entender o que estou escrevendo hoje. Mas diante de tudo isso, dá para criticar alguém que faz uso de todas as possibilidades para continuar se mantendo vivo no jogo político atual? Já que ideologia não vale nada mesmo, os mais espertos se aproveitam das cartas que tem.

Ordem do Dia da Câmara de Tubarão, 13/10

Nesta quinta-feira, 13/10, os Vereadores estarão realizando a 67ª Sessão Legislativa Ordinária de 2011. Nesta sessão serão deliberados os requerimentos e as moções apresentadas em plenário no dia 10 de outubro, cuja votação foi adiada para esta quinta-feira. No espaço destinado à Ordem do Dia irão deliberar sobre a seguinte matéria:

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 094/2011 de autoria do Ver. André Fretta May, que estabelece prazos mínimos para atendimento médico e exames laboratoriais pela Secretaria Municipal de Saúde aos cidadãos residentes em Tubarão, maiores de 65 anos de idade e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação.

Em atendimento a solicitação do C.I.E.E. – Centro de Integração Empresa Escola do Estado de Santa Catarina, nesta quinta-feira, os Vereadores estarão recebendo o Sr. Aníbal Dib Mussi, Superintendente Executivo do CIEE de Santa Catarina. A visita cumpre o objetivo institucional e legal para apresentação do balanço social daquela empresa aos Vereadores.

Propaganda Partidária - PSDB

Nesta quinta-feira, 13 de outubro, será exibida a propaganda partidária do PSDB em cadeia nacional. O programa terá dez minutos, com início às 20h no rádio e 20h30 na televisão. O programa já pode ser assistido aqui

Sociedade do Quadrado

http://www.vulgonunes.blogspot.com/

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Pauta da Alesc, 13/10

1 – Audiência pública do Orçamento Regionalizado
Local: Auditório do Hotel Jaraguá - Joaçaba
Horário: 19 horas

Agenda do Governador, 13/10

10:00 - Ato = Assinatura de contrato do BADESC com Prefeitura de Joinville, referente ao Programa BADESC Cidades.
Local: SDR de Joinville - Centro - Joinville.
Obs: - BADESC - valor R$ 10.673.147,98 (recursos de destinam a pavimentação de vias urbanas); - Defesa Civil (em construção).

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores