Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

PMDB continuará com Túlio Zumblick na presidência

Outro partido que realiza reunião hoje é o PMDB. Os membros do diretório eleito no domingo se reúnem logo mais às 19h30min para confirmar a permanência de Túlio Zumblick na presidência, com Jair Tártari de vice.

PSC anuncia nome de pré-candidato a deputado federal

O Partido Social Cristão (PSC) anuncia hoje, em Tubarão, o nome do pré-candidato a deputado federal pela região. O representante da sigla será um suplente de vereador de São Ludgero, que trocou o PRB pelo PSC.

A confirmação do nome só sai na reunião que será realizada no diretório do partido de Tubarão, mas são três as opções: Geraldino (104 votos), Tião (60 votos) e Marcos Wernke (56 votos). O número entre parênteses é o número de votos nas eleições de 2008.

O lançamento de um candidato a deputado federal em 2010 segue a diretriz nacional do PSC que dá prioridade à Câmara Federal. Mesmo assim o partido tem definido na região o professor Douglas Antunes como pré-candidato a deputado estadual.

LEIA MAIS...
PSC da Amurel terá candidato a deputado federal

Quando é a hora de renovar?

Como é difícil termos renovação na política, ou quando acontece, como ela é lenta.

Quando se acompanha as discussões do Partido Progressista sobre a candidatura ao governo do Estado em 2010 e a leitura das pesquisas do fim de semana isso fica mais visível ainda. Dá até para dizer que ela não acontece no partido.

Angela Amim apareceu em primeiro lugar, é fato, mas entre pesquisa e a eleição propriamente dita há muita diferença, e tempo. Até lá são 12 meses.

Mas acompanhe. Desde 1982, o casal Amim só não teve representante na majoritária em 1986. Este também foi o único ano em que um dos candidatos não foi um Amim.

Em 1982 Esperidião Amim venceu Jaison Barreto (PMDB), por 13.150 votos. Em 1986 Amilcar Gazaniga ficou atrás do vitorioso Pedro Ivo Campos e de Vilson Kleinubing. Em 1990, o partido coligou com o PFL e assim compartilhou a vitória de Kleinubing sobre Paulo Afonso Vieira. Mas Amim elegeu-se Senador, com mais de 900 mil votos e Angêla Amim foi a deputada federal mais votada. Em 1994 Ângela perdeu para Paulo Afonso depois de uma virada no segundo turno. Em 1998 Amin devolveu a derrota para Paulo Afonso. Em 2002 Amim também perdeu de virada no segundo turno para Luiz Henrique da Silveira. E em 2006 a derrota de Amim para o mesmo Luiz Henrique veio no primeiro turno.

Placar final, contando a vitória de Kleinubing em 1990, fica (PDS/PFL/PPB/PP) 3x4 (PMDB), sendo que nas últimas quatro fica (PPB/PP)1x3(PMDB).

Vendo tudo assim, será que não está na hora de renovar? Quem poderia ser a renovação dentro do PP? Ou será que não jeito de fugir da dependência do casal Amim?

Mais projetos e ideologia, menos acordos e negociatas

Estamos a um ano das eleições de 2010 e muito se fala em acordos políticos, coligações e composições que garantam apoio a candidatos e formação de chapas.

Tudo dentro da normalidade. Mas o que eu não acho normal é a falta de discussão em torno de projetos. Se discute o apoio e pouco se fala em ideologia.

As pesquisas, por exemplo, tivemos no fim de semana e ontem a divulgação de pesquisas de intenção de voto em Santa Catarina para o governo do estado, para o senado e também para a presidência. São números que doze meses antes do pleito servem para especulação, para negociação e até traçar estratégias de campanha. Não se tem nenhuma garantia de que os nomes consultados serão mesmo candidatos em 2010.

O mais importante pra mim está lá no final da notícia divulgada pelos jornais: o que a população espera dos eleitos. Saúde foi o assunto mais lembrado com 26,7%, seguido por emprego com 18 por cento e segurança pública e violência com 10,5%.

Agora você leitor pergunte: quais dos nomes citados nas pesquisas você já viu falando o que vai fazer para resolver os problemas de saúde, de emprego e de segurança em nosso estado e país?

Com certeza você já viu candidato A negociando com candidato B. Partido X vendo com o partido Y quem vai ser indicado o cabeça de chapa, quem vai ficar com o vice e coisa e tal.

Agora, se viu negociação e união de nomes e partidos em torno de projetos políticos e propostas de governo foi coisa muito rara.

Nessa história toda, o eleitor tem que fazer a parte que lhe cabe e cobrar ações concretas da classe política. Por que enquanto também só ficar cobrando favores, vamos ficar nesta conversa sem fim e sem começo de troca de apoio por cargos e de troca de cargos por apoios. Ou seja, não sairemos do lugar.

Ponto de Vista com Eduardo Moreira

O presidente estadual do PMDB, Eduardo Moreira, esteve recentemente na região. O assunto: Eleições 2010. Confira no quadro Ponto de Vista, exibido na Unisul TV

Pesquisas: desempenho de Ideli deixa Boeira feliz

O crescimento da Senadora Ideli Salvati (PT) nas pesquisas de intenção de voto divulgadas no fim de semana pelo grupo RBS também surpreendeu o deputado federal Jorge Boeira (PT). Mas é claro que ao contrário da surpresa do deputado federal Édson Bez de Oliveira (PMDB), o Edinho, descrita ontem aqui, a surpresa do petista foi de forma positiva.

Para Boeira, o resultado da pesquisa antecipou uma expectativa dentro do PT do crescimento da intenção de voto na senadora. Com relação às polêmicas recentes que envolveram o nome de Ideli, Boeira avaliou que a pesquisa mostrou que o eleitor soube separar a questão e entendeu que ela não tem relação com irregularidades.

– O gestor público tem que se preparar para a função e acho que isso foi bem entendido. A pesquisa antecipou uma expectativa que tínhamos para março de 2010 e agora nos motiva a trabalhar mais ainda para manter este crescimento – afirma Boeira, que amanhã recebe o titulo de cidadão criciumense e passará toda a semana na região.

Presidente do PMDB de Tubarão deve sair hoje

O diretório municipal do PMDB, eleito no domingo (4/10), tem encontro marcado para hoje, às 19h30min, para eleger a nova comissão executiva para o biênio 2009/2011.

Pauta da Assembleia Legislativa para 6/10

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

2 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

3 – Escola do Legislativo - Palestra “+ saúde para o homem”, com o urologista Ivan Moritz
Local: Plenarinho Paulo Stuart Wright
Horário: 18 horas

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores