Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Promulgada lei que obriga Estado a contratar jornalistas formados

O presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio (DEM), promulgou na última terça-feira, dia 12, a Lei nº 15.460, que estabelece a necessidade de diploma de formação específica aos jornalistas, efetivos ou em comissão, que atuam na administração pública estadual, em todos os Poderes. Apresentada pelo deputado Kennedy Nunes (PP) neste ano, a proposta havia sido vetada pelo Executivo, mas os parlamentares rejeitaram o veto, cabendo ao presidente da Casa Legislativa promulgar a nova lei, que entra em vigor na data de sua publicação.

Minirreforma de Colombo é aprovada

A minirreforma do governador Raimundo Colombo (DEM) foi aprovada na sessão da Alesc desta quarta-feira (13/4) sem emendas parlamentares. A matéria recebeu 24 votos favoráveis e 7 contrários. Os partidos de oposição – PT, PDT e PCdoB – defenderam 16 emendas votadas como destaque em plenário, todas rejeitadas por maioria. Também foi rejeitado destaque do deputado Marcos Vieira (PSDB) que propunha a transferência do município de Serra Alta da regional de Chapecó para Maravilha. Ao todo, o projeto recebeu 49 emendas parlamentares, todas descartadas, sendo aprovado com três emendas do próprio Executivo acatadas nas comissões.

Frustração registrada na Alesc

Os deputados estaduais repercutiram hoje na Alesc a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional sobre a BR-101. Como se sabe a ausência do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), frustrou a expectativa dos catarinenses.

O deputado Valmir Comin (PP), que preside a Comissão de Transportes na Assembleia Legislativa, disse que “a presença maciça das lideranças catarinenses demonstrou unidade suprapartidária dos políticos e entidades organizadas de classe”. Ele revelou-se decepcionado com os resultados da audiência e cobrou celeridade na conclusão das obras de duplicação da rodovia.

Em aparte, os deputados Manoel Motta (PMDB) e Joares Ponticelli (PP) também se revelaram frustrados com o resultado da reunião. “A frustração começou pela ausência do ministro, pois a data havia sido agendada por ele mesmo. Já o superintendente estadual do DNIT entrou em férias poucos dias antes da audiência”, criticou Ponticelli.

Leia mais...
O blá-blá-blá da decepção

Lei de 2003 proíbe venda de armas de brinquedo

O violento episódio do massacre na escola do Realengo, no Rio de Janeiro, gera desdobrando por todo o país. Em Capivari de Baixo, os vereadores discutem a aprovação de Lei proibindo a venda de armas de brinquedo semelhantes a armas verdadeiras. A texto do vereador Ricardo Arboite (PP) ainda pede que todos os estabelecimentos comerciais que vendam brinquedos coloquem em local visível e destacado, mensagens educativas de advertências com a seguinte expressão: “Armas de brinquedos estimulam a violência. Criança gosta de brincadeira saudável”.

A Lei 10.826, de 22/12/2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm, já prevê esta proibição, conforme descreve o artigo 26. “São vedadas a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo, que com estas se possam confundir. Parágrafo único. Excetuam-se da proibição as réplicas e os simulacros destinados à instrução, ao adestramento, ou à coleção de usuário autorizado, nas condições fixadas pelo Comando do Exército.”

O caso então em todo o país é de maior rigor na fiscalização.

Juventudes unidas pela BR-101

Após o fracasso da reunião de ontem da BR-101 começam a surgir idéias e manifestações sobre o que pode ser feito. Os segmentos jovens dos partidos políticos de Tubarão tomaram a frente e estão chamando para amanhã uma reunião com representantes de diversas siglas, DCE da Unisul e demais entidades interessadas. A reunião está marcada para às 18 hora de amanhã, na sede do PMDB de Tubarão. Do encontro deve sair alguma ideia de manifestação sobre o assunto. Fechamento da BR-101 pode ser uma delas.

PMDB de Imbituba

Ferrenhos adversários nas eleições de 2004 e 2008, PSDB e PMDB de Imbituba acertam uma aproximação, semelhante a que foi tentada em Tubarão. Só que lá, parte do diretório topou fazer parte do governo de Beto Martins (PSDB). A parte descontente emitiu uma nota que você pode conferir logo abaixo:

"Por uma Imbituba muito Melhor

O PMDB da resistência democrática, de Ulisses Guimarães, da militância aguerrida é um partido que tem coerência e honra.

Uma minoria dentro do PMDB aderir ao governo do município.

É inaceitável essa cultura do absurdo, se bandear para o lado do poder, apenas pelo poder.

Querem aderir ao governo municipal somente para saciar a ganancia de poucos.
Essa minoria está traindo o PMDB, a militância e o bom senso.

Companheiros do PMDB e aliados: nós temos outra direção, achamos que o momento é de acumular forças e de organização.

Nossa principal tarefa é construir junto com a sociedade e suas forças vivas um projeto para tornar Imbituba muito melhor.

Venha conosco!

Julio Athanásio
Ex-Presidente
PMDB - Imbituba"

Seria importante também conhecer a opinião do ex-prefeito Osny Souza Filho.

Antunes e os planos para a Ceasa

O novo gerente do Ceasa, Douglas Antunes (PSC), em Tubarão pretende abrir o espaço para carnes e derivados, além de produtos artesanais. A ampliação da estrutura também é uma das metas da nova administração

Lei dos canudos

Pensando em prevenção sanitária, vereadores de Tubarão aprovaram uma lei que exige de bares, lanchonetes e restaurantes a distribuição de canudos com embalagem individual

O sofrimento da Av. Padre Geraldo Spettmann

Na campanha eleitoral de 2008 tive a oportunidade de mediar debates com os candidatos a prefeito da região. Lembro que no programa com os candidatos de Tubarão foi sorteada e realizada uma pergunta sobre a Avenida Padre Geraldo Spettmann. Naquela época, esta importante via pública da cidade já sofria com as péssimas condições de conservação e também com a prostituição. Dois anos e seis meses depois nada mudou, conforme mostra a reportagem exibida pela Unisul TV esta semana



Prometo que vou rever o debate para publicar aqui a resposta que foi dada

PP nacional

O senador Francisco Dornelles (RJ) foi reeleito presidente do Partido Progressista (PP) nesta terça-feira durante convenção nacional do partido realizada em Brasília nesta terça-feira (12/4). Ele ocupa o cargo desde 2008 e foi reeleito para os próximos dois anos.

Santa Catarina terá nove membros entre os 70 que compõem a executiva nacional, incluindo o deputado estadual Joares Ponticelli e a ex-candidata ao senado Beth Tiscoski que continuará na presidência do segmento PP Mulher.

Leia mais...
Francisco Dornelles é reeleito presidente do PP

O blá-blá-blá da decepção

As pessoas até cogitavam mas ninguém queria acreditar que a audiência de ontem em Brasília sobre a BR-101 seria uma decepção, mas foi. Nem o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), compareceu ao encontro que teve representantes de todas as áreas do Estado. Governador, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Vereadores, entrou outros, foram desrespeitados.

Um verdadeiro descaso que agora permite que este mesmo grupo representativo procure outros caminhos. Audiência agora, só com a presidente Dilma Roussef (PT). Também algumas medidas mais radicais deveriam ser tomadas. O maior movimento até agora é pelo fechamento da BR-101 para os caminhões. Quem sabe, a mídia nacional se interessa pelo assunto.

Para resumir o desapontamento de todos na audiência de ontem, reuni algumas mensagens enviadas pelas assessorias e também divulgadas no Twitter:

Release do Senador Paulo Bauer (PSDB):
“Bauer critica pedido de mais prazo para conclusão da BR-101 Sul”

Release do deputado federal Edinho Bez (PMDB), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense:
“BR-101: Edinho diz que o resultado da reunião não foi como o esperado”

Twitter do deputado federal Esperidião Amin (PP):
“Reunião do Fórum sobre BR-101 Sul nos deixa sem respostas a respeito de todos o trechos difíceis. Muito ruim!”
“Vamos limitar o trafego pela 101 de caminhões q vem do RS e PR ao período das 22 às 6 horas. Motivo: preservar vidas em SC!”

Twitter do deputado estadual Kennedy Nunes (PP):
“A única coisa que não gostei do dia foi o desrespeito do governo federal com SC. O ministro sequer apareceu na audiência sobre a 101 SUL”

Twitter da jornalista Jane Martins:
“Clima tenso na reunião. Prefeitos do Sul estão indignados e cobram soluções do DNIT.”

Twitter da vereadora de Criciúma Romanna Remos (DEM):
“Sugestões: 1) representação ao Min. Público Federal; 2) auditoria de contas/obras pelo TCU; 3) outdoors em Brasília e SC expondo descaso.”

Twitter do jornalista Adelor Lessa:
“Reunião da Br 101/Brasilia - Irritante, frustrante e decepcionante. Com rarissimas exceções, foi uma conversa "entre amigos" com Dnit!”

Rhumor - JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Charge do João Manoel

Agenda do Governador, 13/4

9:30 - Audiência = diretor-geral da JICA no Brasil - KATSUHIKO HAGA +
GERALDO ALTHOFF + coordenadora de Projetos - PATRÍCIA TAKEDA + subchefe
Projeto Vale Itajaí - Especialista em Deslizamentos - MIKIHIRO MORI +
especialista em Sistema de Alerta - MASAHARU FUJISHIMA + especialista em
enchentes - JUNUCHI FUKUWATARI + intérprete - TAKEO SAITO + coordenadora
técnica de Projetos - REGINETE PANCERI.
Assunto: Projeto JICA Vale do Itajaí.
Local: Casa d"Agronômica.

10:00 - Audiência = Grupo Gestor: secretário da Fazenda - UBIRATAN REZENDE
+ secretário de Administração - MILTON MARTINI + procurador-geral do
Estado - NELSON SERPA + secretário da Comunicação - DERLY MASSAUD DE
ANUNCIAÇÃO + secretário da Coordenação e Articulação - ANTÔNIO CERON.
Local: Casa d"Agronômica.

Pauta da Assembleia Legislativa de SC, 13/4

Assembleia Legislativa, 13 de abril de 2011 – quarta-feira
1 – Reunião da Comissão de Finanças
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas
Em pauta: projeto de ajuste do governo do Estado

2 – Reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente
Local: Sala de Imprensa
Horário: 11 horas

3 – Visita da comitiva chinesa à Assembleia Legislativa
Local: Gabinete da Presidência
Horário: 11h30min

4 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

5 – Ministério Público Estadual apresenta relatório de gestão 2010
Local: Plenário
Horário: 16 horas

6 – Reunião da Comissão de Agricultura
Local: Sala das Comissões
Horário: 18 horas
Em pauta: A pedido da Câmara de Vereadores de Imbuia, o superintendente do Banco do Brasil virá prestar esclarecimentos sobre o atendimento aos agricultores naquele município e região

7 – Sessão especial em homenagem a Aderbal Ramos da Silva (in memorian) pelo centenário de nascimento e relançamento do livro ““Dr. Deba – Poder e Generosidade”, do jornalista Luiz Henrique Tancredo
Local: Plenário e Hall
Horário: 19 horas

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores