Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Troca de farpas no Senado

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) e o senador Fernando Collor (PTB-AL) trocaram farpas em Brasília e relembraram diferenças de 20 anos. O ex-presidente pediu em Plenário que o colega evite "pronunciar seu nome no Senado", pois do contrário ele "gostaria de relembrar alguns momentos extremamente incômodos" a Simon. O parlamentar petebista se mostrou indignado pelo fato de Simon fazer referência a uma suposta reunião de Collor com o hoje senador Renan Calheiros (PMDB-AL), em que se decidiu sua candidatura a presidente da República, em 1989 - informação que Collor negou veementemente.

Crea-SC lançará catálogo empresarial

O Crea-SC lançará em março de 2010 o Catálogo Empresarial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado, que relaciona as pessoas jurídicas registradas e os arquitetos em dia com o Conselho.

A inserção dos dados no catálogo é gratuita. Após finalizado, o catálogo estará disponível em versão impressa, em CD-ROM e nos sites do Conselho e da editora.

Segundo especialistas, são inúmeros os benefícios que um catálogo desse tipo proporciona aos participantes, seja em relação às oportunidades de negócios ou em termos de imagem institucional da empresa.

A gripe e o alarde

Sempre tenho muito receio com a forma que as notícias se espalham hoje em dia. Os problemas mundiais ficam conhecidos de forma muito mais fácil e assim tomam grandes proporções de forma muito mais rápida.

Este caso da Nova Gripe, por exemplo. É grave? É claro que é. Mas é grave da mesma forma que uma gripe comum. Gripe mal cuidada pode virar pneumonia e assim matar. Em São Paulo, por exemplo, a gripe comum mata 17 pessoas por dia. E não temos este alarde todo.

A cada nova medida tomada pelas autoridades, parece aumentar o pânico entre as pessoas. Por isso eu fico pensando se é certo fechar escolas por causa disso. No Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal, o retorno das aulas foi adiado. Mas os shoppings, cinemas, estádios e casas noturnas continuam abertos. Ou seja, a aglomeração de pessoas continua. Adianta só fechar escolas? Até mesmo os especialistas se dividem nas opiniões.

Continuar nossas vidas dentro da rotina é preciso. Aquilo que pode ser evitado ou adiado, aí sim é de se pensar. Estas Olimpíadas Estudantis que estão previstas para começar no sábado aqui em Tubarão. Será que é preciso deslocar quatro mil pessoas de todo o Estado para serem abrigadas em condições provisórias? Se dá para adiar ou cancelar aí sim vamos evitar.

É preciso muito cuidado como tudo isso é tratado para não criarmos situações de preconceito. Ao fechar uma escola, isolar um municípios, identificar os casos pelos nomes, chamar a gripe de Suína, H1N1, Nova, Tipo A corremos este risco.

Não podemos tratar ninguém diferente por causa de um espirro. Um setor da economia não pode quebrar por causa disso. Os produtores de carne suína estão apavorados com esta situação. Desde que tudo começou os prejuízos já chegam a cinquenta reais por animal. Isso mesmo, a gripe não é transmitida pela carne suína e mesmo assim os produtores estão tento um prejuízo enorme.

Os meios de comunicação e as autoridades são fundamentais para disseminar as formas de conter a Nova Gripe e para isso é preciso divulgar as formas de prevenção. Fazer previsões alarmantes de uma doença que tem índice de mortalidade igual ou inferior a muitas que já temos por aí é muito perigoso. Temos uma série de outras causas de mortes no Brasil, que eu não tenho tempo de falar aqui, muito mais graves e pouco se fala nelas.

Portanto, vamos nos cuidar desta Nova Gripe sim, vamos nos alimentar bem, nos manter hidratados, ficar em casa quando se sentir doente, curar bem qualquer doença e redobrar a atenção com a higiene. Não só por causa da gripe, mas por causa de muitas outras doenças. Beijo no rosto e aperto de mão são atitudes simpáticas de se cumprimentar mas da minha parte por estes dias vou ficar só no aceno. Isso sim, é simples e desnecessário por uns tempos.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores