Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Um debate sobre a segurança

Este 25 de outubro é o Dia da Democracia. E diante da queda dos regimes ditatoriais pelo mundo afora é sempre bom lembrar e celebrar que vivemos um regime democrático.

Mas o que é democracia senão o direito de todos os cidadãos de debater, participar e de decidir em processos políticos. A democracia não se limita à igualdade jurídica, mas à liberdade de expressão e à dignidade social. Lembro isso, porque hoje vou falar de um assunto que com certeza vai deixar algumas pessoas contrariadas com a minha opinião.

A Guarda Municipal de Tubarão trabalha armada desde o último sábado. Infelizmente é uma situação que eu lamento. Não sou contra o trabalho da Guarda, mas sou contra colocar mais armas nas ruas.

O prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) atendeu aos apelos dos Guardas e cerca de R$ 300 mil foram investidos este ano em equipamentos de segurança para o setor. A morte do guarda Marcelo Silva foi o grande argumento para que os equipamentos e principalmente as armas fossem adquiridas. Sou a favor de que os GMs tenham material de segurança como um colete a prova de bolas, mas sou contra colocar mais armas nas ruas.

Não entendo, por exemplo, que seja necessário estar armado para orientar o trânsito, uma das funções da Guarda Municipal. Não entendo também a ausência da Guarda quando ela é necessária. Ontem a Águas de Tubarão realizava um trabalho na Rua Expedicionário José Pedro Coelho, um dos principais acessos à Unisul. Já era final de tarde, a rua estava interrompida, o movimento só iria aumentar com a proximidade do início das aulas e não havia nenhum Guarda Municipal por perto para orientar o trânsito que estava sendo desviado.

É óbvio que não sei o que pensa a maioria da população, mas uma leitora do Jornal Notisul que manifestou críticas ao trabalho da Guarda, recebeu no mesmo espaço do jornal uma resposta feroz de um GM, recheada de ataques à profissão da leitora. Não é este tipo de equilíbrio que se espera de um profissional que desde o último sábado trabalha armado.

Mas os GMs de Tubarão formam um grupo articulado, instruído, que luta por seus direitos e com certeza sabem da grande responsabilidade que assumiram. Como agora já está tudo feito, comprado, liberado e sendo usado nas ruas, nos resta torcer para que o seu uso dessas armas nunca seja necessário.

Governador libera recursos para obras em Tubarão e Capivari de Baixo

O Governador em exercício do estado, Eduardo Moreira (PMDB), esteve em Capivari de Baixo para a liberação de recursos. Foram mais de oitocentos mil reais para obras no município e também Tubarão

Horário Especial de Natal é definido em Tubarão

O horário do comércio no Natal de Tubarão já foi definido pelo Sindilojas, Sindicato Patronal e o Sindicato dos Trabalhadores. A partir do dia 8 de dezembro as lojas vão estar abertas até as dez da noite

Governador em exercício assina convênios com Tubarão e Capivari de Baixo

Como o leitor pode ter percebido, a agenda que foi divulgada do governador em exercício Eduardo Pinho Moreira pelo Sul do Estado, nesta terça-feira (25), não inclui a passagem por Capivari de Baixo. Mas a assessoria da SDR de Tubarão informa que às 15h, ele visita o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves e assinará convênios para os municípios de Capivari e Tubarão num valor total de R$ 875 mil.

Êxodo não é a solução para a segurança, diz Sardá

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Convidado por Colombo, Boeira segue para o PSD

A assessoria do deputado federal Jorge Boeira (PT) não confirmou a informação, mas ele deve se pronunciar oficialmente nesta terça-feira sobre a saída do partido. Convidado pelo governador Raimundo Colombo (PSD) deve ser o principal reforço da sigla recém formada. Boeira foi secretário municipal no governo de Neri Garcia (PMDB) em Araranguá nos anos 90. Foi eleito deputado federal pelo PT em 2002, ficou na suplência em 2006 e voltou a se eleger em 2010. Era cobiçado para ser candidato a prefeito de Criciúma e ao confirmar a mudança, confirma também que não será candidato a nada em 2012.

Agenda do Governador em exercício, 25/10

9:00 - Ato = Assinatura da ordem de serviço para obras no Aeroporto Diomício Freitas.
Local: Aeroporto Diomício Freitas - Forquilhinha.

10:30 - Assinatura = Atos Administrativos.
Local: Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional - Criciúma.

11:30 - Solenidade = Inauguração da pavimentação asfáltica na Rodovia ICR 253 - Ligação entre a Rodovia SC-444 e a Vila São José Distrito Industrial Bairro Aurora.
Local: Bairro Aurora - Içara.

Pauta da Alesc, 25/10

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

2 – Comissão de Saúde – Audiência pública “Análogos de Insulina pelo SUS”
Local: Plenarinho
Horário: 9 horas

3 – Reunião da Comissão de Trabalho e Serviço Público
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

4 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

5 – Sessão especial em homenagem aos Cirurgiões-Dentistas
Local: Plenário
Horário: 19 horas

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores