Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

TRE suspende cotas do fundo partidário do PCB e PMN

Dois partidos que tem candidatos próprios ao governo do estado tiveram as contas desaprovadas pelo TRE e suspensão do repasse do Fundo Partidário. O PMN ficará sem novas cotas por 12 meses e o PCB enquanto durar a inadimplência junto ao Tribunal.

O PMN, de Carmelito Smieguel, teve as contas de 2008 desaprovadas. Elas foram entregues completamente zeradas e os juizes entenderam que é improvável que não tenha ocorrido nenhuma movimentação.

Já o PCB, de Amadeu da Luz, não apresentou as contas de 2009.

Curiosamente os dois partidos, durante o horário eleitoral de hoje na televisao, não apresentaram nenhum dos três candidatos a deputado federal que estão registrados. Dois pelo PMN e um pelo PCB.

Leia mais...
Corte suspende cotas das comissões estaduais do PCB e do PMN

Vereador suspeita de sonegação do ISS

O vereador de Capivari de Baixo, Onassis da Silva (PP), o Tibica, está reunindo documentos para apurar possíveis irregularidades na fiscalização da arrecadação do ISS de Capivari de Baixo.

Tibica pediu na sessão desta terça-feira os valores que estão sendo arrecadados de determinadas empresas. Disse na tribuna que as informações foram pedidas pela promotoria pública que está recebendo todos os documentos.

Para o vereador há indícios de sonegação de impostos, mas ele prefere reunir mais provas para fortalecer a denúncia.

Entra mudo e sai calado

Já contra o vereador Edson Moraes (PSDB), o Edson da Cidasc, a queixa é de que ele nunca fala ou apresenta um requerimento. Como ainda não ganhou uma placa de identificação tem gente que nem sabe como ele se chama.

Edson assumiu na vaga de Valmiro da Rosa (PMDB), o Bila, que foi para o lugar dele na secretaria de Desenvolvimento Rural. Nem no site da Câmara ainda consta o nome do vereador que ficará no cargo até 31 de dezembro.

Está difícil agradar a platéia!

Quem critica também é criticado

O vereador de Capivari de Baixo, Ricardo Arboite (PP), é conhecido pela forte oposição ao governo municipal do prefeito Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB). Mas o tempo despendido às criticas pode estar fazendo falta na atenção à comunidade.

Nas galerias da Câmara, a queixa contra o vereador era de que ele nunca apresenta um requerimento direcionado para necessidades da comunidade e só usa a tribuna para criticar.

Num rápido levantamento sobre as atas das últimas sessões foi possível encontrar solicitações para a comunidade e até agradecimentos ao prefeito por alguma ação contemplada.

Qual o problema então?

Vai ver falta nas solicitações, a mesma ênfase que realiza nas criticas. Mais uma prova de que o povo gosta de discurso bonito, mesmo que às vezes seja vazio.

Sessões da Câmara de Capivari voltam para às 19 horas

Os vereadores de Capivari de Baixo confirmaram na sessão realizada esta manhã o retorno das sessões noturnas. A partir do dia 31 de agosto, os trabalhos voltarão a ser realizados no horário regimental das 19 horas.

Na semana passada os vereadores haviam aprovado a mudança para às 9 horas durante o período eleitoral. Hoje na sessão o presidente da casa, Francisco Santos (PSDB), o seu Chico, alegou que as manifestações populares motivaram a revogação da mudança. Na verdade o que influenciou os vereadores foi o receio de enfrentar problemas com a incompatibilidade de horários de alguns.

Em Tubarão, Mauricio da Silva (PMDB) e Léo Rosa de Andrade (PPS) perderam os mandatos por problemas semelhantes.

Mais um sinal para Deka?

O vereador de Criciúma Giovanni Zappellini (PP) pode desistir da candidatura a deputado federal. A informação foi publicada na coluna do jornalista Adelor Lessa, no jornal A Tribuna de hoje.

Será que a desistência não pode ser a senha para o vereador de Tubarão André May (PP), o Deka, assumir a candidatura. Até o momento Deka não desistiu oficialmente, apesar de ter se licenciado da Câmara para se dedicar a coordenação das campanhas de Joares Ponticelli e Ângela Amin.

Eleições 2010: horário eleitoral aquece a campanha

A programação eleitoral de rádio e televisão é considerada uma das melhores estratégias dos candidatos para conquistar o eleitor. O perfil e as propostas de cada concorrente aos cargos de presidente, senadores, governantes e deputados federais e estaduais serão mais conhecidos a partir com início da propaganda eleitoral gratuita. Maior investimento nas produções tem tornado os programas mais atrativos. Bom para o eleitor, que pode usar esse instrumento para fazer uma escolha consciente

Atenção para o que eles dizem

O horário eleitoral começa hoje e é a oportunidade para os eleitores conhecerem candidatos e propostas.

Tem muita gente para o eleitor prestar atenção. E como tem.

Temos atualmente no Brasil 27 partidos políticos. Em Santa Catarina 26 estão organizados, mas nem todos vão ter candidatos nestas eleições.

Isso é muito ou é pouco?

As opiniões são divergentes, e esse número pode aumentar.

De vez em quando, fazendo uma pesquisa aqui e outra ali, descubro o nome de algum partido que está tentando obter o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E cada vez mais me surpreendo com a quantidade que aparece.

O TSE analisa mais de 35 pedidos de formação de partidos políticos. Tem sigla para todos os gostos e ideias. Tem Conservadores, Jovens Cristãos, da Mulher, do Esporte, Ecológico, Livre, da Pátria Livre, Nacionalistas, Federalista e Operários.

Os mais curiosos pra mim são o Movimento Negação da Negação e o Partido Pirata do Brasil. Isso mesmo Pirata e Negação! O que será que eles querem dizer? É piada sobre assunto sério?

Para conseguir o registro definitivo os partidos precisam ter pelo menos 101 integrantes e 468 mil assinaturas de apoiadores em pelo menos nove estados.

É bem possível que você seja abordado nas ruas por algum representante destes partidos pedindo assinatura de apoio. Dê uma olhada no que estão pedindo e confira se você concorda com a ideologia deles.

Criar ou participar de um partido é uma forma democrática de expressar ideias e lutar por projetos. Mas também não dá para abusar da democracia.

Se com 27 partidos, nem todos têm condições de lançar candidatos, imagina se esse número passar dos 50.

Não vai haver fundo partidário que dê conta para sustentar todas estas siglas.

Por isso eleitor, participe do processo, confira o que os candidatos estão dizendo e que ideias eles representam. Não seja surpreendido por nomes e propostas que você nunca ouviu falar. O voto é uma procuração que o cidadão dá para os políticos. E você não assina uma procuração para qualquer um não é?

PSOL indica jovem de 21 anos como candidato a vice-governador

O jovem Alexandre Silva, o Dica, de 21 anos, foi inscrito como candidato a vice-governador na chapa do PSOL, encabeçada por Valmir Martins. Ele aguarda o deferimento da candidatura. Ele substitui Marcos Soares que teve o registro indeferido.

Dica foi candidato a vereador em São José, nas eleições de 2008, e obteve 119 votos, sendo o mais votado da coligação PSOL-PSTU, que não elegeu nenhum nome.

Quinze segundos de fama para os candidatos a federal

O horário eleitoral no rádio e televisão começou nesta terça-feira (17/8) e o dia deverá ser de estreias para os candidatos da região. Eu escrevi deverá, pois há dificuldade de confirmar se eles vão aparecer ou não.

Por e-mail, ou twitter, perguntei aos cinco candidatos a deputado federal da região da Amurel sobre o assunto.

Ademir Mota da Silva (PT), o Milo, ainda não gravou a participação e inserção dele ficou para a segunda remessa dos candidatos da coligação A Favor de Santa Catarina.

Edson Bez (PMDB), o Edinho, que disputa a reeleição tem estreia prevista para os programas de quinta-feira (19/7). No programa que gravou para a TV utilizou os motes da honestidade, continuidade do trabalho no Congresso Nacional e o fato de ele ser deputado Ficha Limpa.

Edson Firmino (PDT) parece ter feito milagre nos 14 segundos que teve direito. Conseguiu dizer o número três vezes e ainda falou dos dois mandatos como vereador e que defenderá os aposentados e professores. Firmino ainda incluiu o jargão “O melhor ainda está por vir” que lhe acompanha em todas as campanhas. Ele não soube confirmar se a gravação estreia hoje.

Gilsara Hansen (PTB) e Rosângela Pereira (PMN) não retornaram as mensagens.

Rhumor - JBGuedes


twitter.com/jbfguedes - jbguedes.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores