Páginas

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dezoito meses depois

A indicação da ex-secretária de Saúde de Laguna, Tanara Cidade (PT), para ocupar a presidência da Fundação de Saúde de Tubarão era discutida há pelos menos um ano e meio. Quando Gustavo Dassoler deixou o cargo em abril de 2013 ela só não assumiu por resistência do prefeito Olávio Falchetti (PT) que disse em campanha que não iria nomear ninguém de fora da cidade. Dezoito meses depois teve que mudar de opinião.

Para não ferir o Artigo 70 da Lei Orgânica Municipal Tanara deverá, no mínimo, alugar um imóvel na cidade. Avalista para o aluguel não vai faltar. O texto diz que só residentes em Tubarão podem ocupar cargos de secretários, e a Fundação é a antiga secretaria de saúde. Uma tecnicidade para resolver, mas que está na lei.

O que vai interessar mesmo será a atuação de Tanara nos problemas da saúde, área tão criticada. O primeiro desafio é resolver o impasse com o HNSC, que pediu descredenciamento dos atendimentos do SUS.

A nova presidente também pega a Fundação com dinheiro em caixa. Estima-se que R$ 5 milhões estejam disponíveis provenientes de verbas específicas para a saúde. O que realmente indica que uma boa gestão pode resolver parte dos problemas.

Nesta história do Artigo 70 da Lei Orgânica, é curiosa a ausência de críticas quando o ex-secretário de Gestão Euclides Magri atuava na prefeitura. Não sei se ele também arrumou endereço por aqui, mas era sabido que era de Criciúma. Alguém lembrou do Artigo 70 no início de 2013?

Capivari de Baixo 2016

A sucessão municipal em Capivari de Baixo já começa a ser discutida. O deputado estadual eleito, Rodrigo Minotto (PDT), visitou a cidade para agradecer os 581 votos e nos discursos se ouviu muita motivação para que o atual vice-prefeito Tião da Telha (PDT) dispute a eleição como candidato a prefeito em 2016. No evento também estavam o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e o Presidente estadual do partido, Luís Viegas.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores