Páginas

sexta-feira, 26 de março de 2010

Novos vereadores assumem mandatos em Tubarão

Nesta quinta-feira (25/3) a Câmara de Vereadores de Tubarão teve mais uma sessão ordinária. Mas dessa vez, não houve surpresas nem discussão

Vereadores de Jaguaruna sem salário

Os vereadores de Jaguaruna, que deveriam receber os salários nesta sexta-feira (25/3), não sabem quando os valores serão depositados na conta.

Na quarta-feira (23/3) eles tiveram reunião com o presidente da Câmara, vereador Alexandre Martins (PMDB), que expôs a situação. Até aquela data a prefeitura havia repassado R$ 40 mil reais. Foram priorizados os pagamentos dos servidores, encargos sociais e contas de manutenção. Sobraram R$ 4 mil em caixa.

De acordo com o vereador Adriano Santos (DEM), o Gente Fina, não existe previsão do repasse. Em dezembro também houve atraso e os vereadores receberam em duas etapas.

Lauro Müller volta para a Amrec

Em almoço nesta sexta-feira (26/3), em Lauro Müller, com o presidente e o secretário da Amrec, prefeito de Nova Veneza Rogério Frigo (PSDB) e Enio Steiner, respectivamente, o prefeito Hélio Bunn (PMDB), oficializou a volta de Lauro Müller para a Associação dos Municípios da Região Carbonífera – Amrec.

Um nome novo, ou nem tanto

A definição de quem será o candidato do PMDB a deputado estadual na vaga aberta por Genésio Goulart depende das prévias do partido neste sábado (27/3). O indicado estará diretamente ligado ao vencedor das prévias. Mas uma coisa é certa, o partido busca por um nome novo. Coisa que a cidade precisa.

Se der Dário Berger o nome de Caio Tokarski ganha força. Ele continuará na Câmara de Vereadores de Tubarão para coordenar a campanha na região e é o preferido de Dário para ser candidato.

Se der Eduardo Moreira outros nomes são possíveis.

O professor da Unisul, e pró-reitor de Desenvolvimento e Inovação Institucional Valter Schmitz, seria o preferido. Tem o carisma e a circulação necessária na região para agregar apoios. Só que antes de entrar definitivamente na carreira política Schmitz sonha em ser reitor da Unisul. Só depois enfrentaria as urnas, seja para assembleia legislativa ou para a prefeitura de Tubarão.

Outra possibilidade de apostar num nome novo entre os filiados do PMDB é o secretário de Saúde de Tubarão Roger Augusto Vieira e Silva. Ele ainda é filiado ao PMDB de Treze de Maio, onde foi candidato a vereador em 2004 (163 votos), e também sonha com a carreira política. Quer ser prefeito de Jaguaruna, sua cidade natal.

Caso estas articulações não surtam sucesso as possibilidades recaem sobre o ex-prefeito de Tubarão, e ex-deputado estadual Miguel Ximenes. Seria um nome forte para disputar a eleição e manter a representativade da região na Alesc.

Poder de Stupp sobre Manoel Bertoncini

Definitivamente, a influência do ex-prefeito de Tubarão Carlos Stupp não está restrita às articulações na Câmara de Vereadores. O jornalista Adelor Lessa, do jornal A Tribuna, de Criciúma, descreveu na coluna de ontem (25/3) um dos fatos que representa o poder do ex-prefeito sobre a administração municipal.

Quem manda
Em Tubarão, a oposição acusa o atual governo, do prefeito Manoel Bertoncini, de ainda ser comandado pelo ex-prefeito Carlos Stupp. Circula, inclusive, que chegou ao ponto de um secretário ter sido demitido por Bertoncini, mas voltou à função no dia seguinte por ordem de Stupp. Prefeito Bertoncini teria sido comunicado em casa que o "demitido" reassumiria no outro dia.”


O secretário em questão teria sido o secretário de Finanças Wilson Beckhauser. O fato teria acontecido há cerca de um mês.

Capivari de Baixo antecipa parcela do 13º salário

Da mesma foram que em 2009, a prefeitura de Capivari de Baixo antecipa o décimo terceiro salário do funcionalismo municipal. Nessa sexta-feira (26/3), além do pagamento mensal, a secretária de Administração e Finanças, Áurea Brunel Alves (PMDB), anunciou o pagamento da primeira metade do décimo terceiro salário. Por lei, a primeira parcela do 13º salário deve ser feita até o dia 30 de novembro.

Prefeito de Tubarão rebate críticas sobre a eleição na Câmara de Vereadores

O prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) fala sobre a polêmica eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Tubarão, envolvendo três vereadores do PSDB, mesmo partido dele. Ele rebateu também as acusões de alguns vereadores contrários a decisão

Jornal A Tribuna lança portal de notícias na internet

Jornal A Tribuna, de Criciúma, lançou hoje o portal de notícias ClicATribuna. É o segundo jornal impresso da cidade a tentar vida própria na internet, paralelamente à edição on-line. O primeiro foi o jornal Diário de Criciúma. Antes deles, são pioneiros na internet o Portal Engeplus e o Sul Notícias.

Curiosamente ninguém ainda conseguiu na web uma identidade visual que consiga transmitir criatividade e flexibilidade.

Recentemente a reforma feita no portal Estadao.com resultou numa regressão em termos visuais. Na web tudo ainda é fixo, quadro e inflexível.

Em Tubarão, o Hora Notícias tenta angariar leitores e visibilidade sem nunca ter tido uma edição impressa. Os outros veículos das mídias tradicionais (jornal, rádio e televisão) ainda não se arriscaram em produtos para internet e apenas oferecem versões on-line do que publicam.

Posses prestigiadas

A posse dos vereadores Caio Tokarski (PMDB) e Reneuza Borba (PTB) na Câmara de Tubarão atraiu algumas lideranças.

Do PTB Estadual prestigiaram Reneusa a presidenta do PTB Mulher Marli dos Santos e o coordenador estadual do PTB Carlos Alberto Tabalipa, que representou o presidente PTB-SC, e deputado estadual Narciso Parisotto.

Para Tokarski o prestigiamento veio de outras siglas. Estiveram em Tubarão o prefeito de São José, Dário Berger (PSB), e a secretária de Açao Social de São José, Lurian da Silva (licenciada do PT), filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores