Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A inusitada honestidade

Os casos são mais comuns do que se imagina. Numa simples busca na internet encontramos os relatos: no interior de São Paulo, trabalhadores encontram dinheiro num envelope e procuram o dono para devolver; na Bahia, casal de agricultores endividado encontra uma carteira recheada de notas de R$ 100, suficientes para pagar um terço das contas vencidas. Procuram o dono e devolvem tudo; ainda em São Paulo, cobrador de ônibus encontra num dos bancos mais do que o salário que recebe por mês. O valor, suficiente para pagar três meses de aluguel é totalmente devolvido ao dono.

Nada disso foi inventado. Está tudo contado na web, em forma de notícias e com um bom destaque. Afinal de contas, exemplos de honestidade são raros e merecem o reconhecimento. Merecem servir de exemplo.

Mas será que a honestidade está tão em falta assim. Ao ponto de obrigatoriamente virar notícia o fato de um cidadão devolver ao outro o que não era seu? Infelizmente parece que está.

A própria tragédia que atingiu ao Japão nos surpreendeu, é claro que pela força da tsunami, mas também pela paciência e educação do povo japonês. Foi notícia por aqui o fato de não terem ocorrido saques a lojas e supermercados. Mesmo desolados com toda a catástrofe os japoneses aguardaram pacientemente em fila para receber algum tipo de ajuda. Realmente, algo surpreendente que até virou notícia.

Mas, como eu já escrevi logo na primeira linha deste texto, os exemplos de honestidade estão por aí e são muito mais comuns do que a gente imagina. Muito, talvez, seja por causa da natureza humana de primeiro ver os defeitos e só depois a qualidade.

Vejamos a internet. Tem muito coisa ruim, é claro, e por consequência, muitos trapaceiros desonestos se aproveitam dos recursos que ela oferece para lograr as pessoas.

Só que esta mesma internet tem ajudado a despertar, ou recuperar, a honestidade perdida. Muitos negócios feitos através da net são baseados quase que exclusivamente na confiança.

Pela web dá para comprar pacote turístico sem nunca ter pisado no hotel ou na agência que lhe vendeu as passagens, comprar um livro, DVD, computador, entre outros objetos, por um preço mais justo do que se encontra presencialmente, ou combinar uma viagem numa excursão com um sujeito que você só conheceu pela internet. Dá até para atravessar o país em busca de um caminhão que se encontrou pelo preço que se queria pagar.

É claro que temos muitos exemplos de trapaças, mas acredito que temos muito mais casos de honestidade. Sem ela, negócios deste tipo não seguem em frente. É uma questão de comportamento e relacionamento social.

É um sonho, é verdade. Mas quem sabe chegaremos num dia em que as histórias de honestidade nem sejam mais contadas em jornais, porque tenham virado prática comum. Tão comum que até a falta dela também deixará de ser notícia.

(*) texto publicado na edição de abril da Revista Alternativa

Estádio: prefeitura vai buscar acordo

O município de Tubarão estuda a possibilidade de desistência dos Recursos Especial (STJ) e Extraordinário (STF) interpostos contra o Acórdão proferido pelo Tribunal Regional Federal, da 4ª Região, que manteve a sentença de 1º grau declarando a nulidade do convênio firmado entre a Rede Ferroviária Federal S.A. sucedida pela União e o município de Tubarão, com o consequente cancelamento do registro do imóvel para reintegração do Complexo do Estádio Domingos Gonzalez ao patrimônio da União.

A decisão da prefeitura baseia-se no fato de que é impossível prever o prazo para o julgamento dos recursos que subiriam para Brasília/DF, motivo que dificultaria a aplicação de recursos municipais no Complexo Esportivo.

Desde 2008, a prefeitura luta para defender a propriedade do local. Mas, as duas decisões anteriores (sentença de 1º grau e acórdão de 2º grau) deram o ganho de causa para o Ministério Público Federal, determinando a reintegração do imóvel ao patrimônio da União.



Com informações do Decom/PMT

PTB pode assumir gerência na SDR

O PTB estadual pleiteia junto ao governo uma das gerências da SDR de Tubarão. A presidente do PTB local, Reneuza Borba, confirma a negociação em torno da Gerência de Assistência Social, Trabalho e Habitação. O indicado do partido pode ser Milton Gaspar. Reneuza que também seria uma das cotadas para assumir o cargo deixou recentemente a Cosip e assumiu a coordenação do Procon de Tubarão.

Segurança das escolas

O clima de insegurança nas escolas de Tubarão só aumenta depois da tragédio do rio de Janeiro. Moradores do bairro São João Margem Esquerda querem fazer uma manifestação próxima segunda feira, dia 18, para chamar a atenção para o problema.

Acil: 88 anos

A Associação Empresarial de Laguna, fundada em 1923, comemora neste sábado, 16 de abril, mais um ano de atividades. A Acil foi a quinta Associação Comercial a ser fundada no Estado de Santa Catarina.

Leia mais...
ACIL: 88 anos de fundação

Atenção ao gás de cozinha

Desde dezembro de 2010, todo revendedor de GLP (gás de cozinha), que não atualizou seu cadastro junto a Agência Nacional do Petróleo (ANP), órgão que regulamenta a venda de combustíveis e derivados do petróleo, não está autorizado a vender o produto.

Portanto a revenda que não tem sua autorização expedida pela ANP, está praticando crime contra a ordem econômica (Lei 8.176/91) - adquirir, distribuir e revender derivados de petróleo, álcool etílico, hidratado carburantes, e demais combustíveis líquidos carburantes em desacordo com as normas estabelecidas na forma da lei.

Em SC, o órgão autorizado a fiscalizar as revendas de gás junto a ANP, é o Corpo de Bombeiros. Mas será que o Procon também não poderia dar uma força em Tubarão?

Área azul: volta em andamento

Comerciante da cidade manda e-mail reforçando a necessidade de regulação do estacionamento no centro da cidade.

Diz a mensagem:
“Cade a área azul? Branca, verde, nesse caso vermelha! Nosso comércio está acabando e sabe por quê? Porque o cliente prefere ir para casa ao invés de ficar procurando vaga para estacionar!!! Aqui em frente à loja. Todos reclamam. O movimento caiu. Cada um que vem trabalhar vem de carro e estaciona o dia todo, ocupando todas, digo todas, as vagas que seriam rotativas. Se tivéssemos um estacionamento correto os próprios médicos empresários, políticos, pessoas que para mim são inteligentes deveriam ter consciência que vaga de farmácia é para doente. Vaga de idoso é para idoso e assim por diante! Fica aqui meu apelo. Já não sei mais o que fazer e a própria polícia já está está perdendo a noção do que pode e o que não pode. Agradeço e espero escrever mais vezes até o caso ser resolvido antes que seja mais fácil ir para Braço do Norte fazer um exame do que procurar vaga na minha cidade.”

A informação oficial do momento é que em maio saia o edital de licitação para escolher a nova empresa prestadora do serviço, que será responsável pela sinalização vertical, horizontal e fiscalização. Ou seja, antes do primeiro semestre é provável que nada mude.

Armas da Guarda Municipal

O armamento da Guarda Municipal de Tubarão deve chegar na próxima semana. O equipamento será encaminhado para os devidos registros junto ao Exército e órgãos competentes. Os integrantes da guarda estão em fase final de treinamento. Os coletes à prova de bala já estão sendo confeccionados pelo fabricante e o prazo oficial de entrega é de 90 dias, mas existe expectativa de que ele seja menor.

O que escrevo agora, disse pessoalmente ao secretário municipal de Segurança e Patrimônio, Carlos Eduardo Portão (PP), o Preto. Não acho que armar a GM seja a solução, mas já que está feito, que se tenha muita responsabilidade.

E as lixeiras?

Um hóspode deixou o Hotel San Silvestre levando nas mãos casca de uma banana que acabara de saborear. Pegou a beira-rio e começou a trotear (corrida lenta) até a ponte Manoel Alves dos Santos (Morrotes). Foi e voltou e teve de jogar a casca no lixeiro do hotel, porque ao longo das avenidas, beira-rio e a Marcolino, não havia local para se depositar lixo, a menos o próprio rio, quem sabe poluído porque a população não sabe onde colocar seu lixo. Vergonha!

Site próprio

O vereador Evandro Almeida (PMDB) estreou esta semana um site próprio na internet http://www.evandroalmeida.com.br/. Divulga agenda, ações, fotos e propões um contato mais direto com o eleitor interessado e ligado na grande rede.

Charge do João Manoel

Agenda do Governador, 15/4

08:30 - Participação
Desfile cívico, nas festividades de 80 anos de emancipação
político-administrativa de Rio do Sul.
Local:Paço Municipal - Rio do Sul.

10:00 - Ato
Revitalização da Praça Idalício Vieira.
Local: Rua Guanabara - Rio do Sul.

11:15 - Ato
Entrega de trecho pavimentado da Estrada Boa Esperança.
Local: Bairro Fundo Canoas - Rio do Sul.

14:30 - Audiência
Presidente da ENGEVIX - JOSÉ ANTUNES SOBRINHO + Dietor da ENGEVIX - PEDRO
LUIZ PAULIKEVIS DOS SANTOS.
Local: Casa d"Agronômica

15:00 - Audiência
Secretário do Planejamento - FILIPE FREITAS MELLO + Secretário da
Comunicação - DERLY MASSAUD DE ANUNCIAÇÃO + Diretor Financeiro da CELESC -
JOSÉ CARLOS ONEDA + Diretor de Criação Agência NeoVox - FÁBIO VEIGA.
Local: Casa d"Agronômica.

19:30 - Solenidade
Posse do Procurador Geral de Justiça - Dr. LIO MARCOS MARIN.
Local: Auditório Guarapuvu - Centro de Cultura e Eventos da UFSC -
Florianópolis.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores