Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Partidos avaliam decisão do STF

Os Ministros do Supremo Tribunal Federal mantiveram, a suspensão da posse retroativa às eleições 2008 de vereadores suplentes. Com a decisão, a proposta de emenda constitucional que amplia o número de vereadores nas câmaras municipais só irá valer para as eleições de 2012. Nossa equipe foi ver como a notícia repercutiu entre alguns partidos de Tubarão



Leia mais...
PEC dos Vereadores: assunto encerrado?

Genésio x Brunel

Não consegui segurar e fiz uma brincadeira com o título desta postagem que representa um confronto. Mas não tem nada disso. Nesta quinta-feira o deputado estadual Genésio Goulart (PMDB) visitou o prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB) e foi recebido com todas as gentilezas e atenções possíveis.

Todos sabem que Brunel sonha em ser deputado estadual mas isso não o impediu para apresentar toda a estrutura de governo para Goulart, oferecer um coquetel e até ouvir piada sobre esta intenção.

O deputado estadual elogiou Brunel pela gestão e disse ainda que a experiência e o comprometimento dele o credenciam a uma vaga na Assembléia Legislativa. Em tom de brincadeira deixou bem claro que o apóia, porém, “só depois de minha aposentadoria”.

Com informações ca Ascom/PMCB

Cidades da região ganham Pontos de Cultura

Três municípios e quatro associações da Amurel foram contemplados com convênio para o projeto Pontos de Cultura. Braço do Norte (1), Laguna (1) e Jaguaruna (2) e mais 33 cidades de Santa Catarina vão dividir os recursos de R$ 10,8 milhões que serão repassados pelo Ministério da Cultura.

A assinatura dos convênios foi no dia 3 de novembro, mas nesta quinta-feira, pelo Twitter, o deputado estadual Jailson Lima (PT) ainda comemorava.

Os Pontos de Cultura são uma das ações do Programa Mais Cultura, criado em 2007 pelo governo federal. O objetivo dos Pontos de Cultura é potencializar iniciativas e projetos culturais já desenvolvidos por comunidades, grupos e redes de colaboração, através de convênios entre o governo federal e estados. Os pontos fomentam a atividade cultural, aumentam a visibilidade das mais diversas iniciativas culturais e promovem o intercâmbio entre diferentes segmentos da sociedade.

Em Braço do Norte, foi beneficiada a Associação Apoio à Criança e ao Adolescente cm o projeto Braço da Cultura. Em Laguna foi a Associação Cultural de Hip Hop de Laguna com o projeto Imagem Através das Lentes e em Jaguaruna as Associação de Rádiodifusão Comunitária de Jaguaruna com o projeto Germinar – Núcleo Artístico e Cultural e o Grupo Cultural Cru de Teatro e Boi de Mamão com a Oficina das Artes Tecendo Cultura.

Comitiva apresenta projetos em Brasília para a bancada catarinense

A comitiva de Tubarão, formada por representantes políticos e empresariais, que se reuniu com deputados federais e senadores da bancada catarinense na terça-feira à noite, em Brasília, retornou ao município na tarde dessa quarta-feira. O grupo foi apresentar projetos que necessitam de recursos federais. Agora, a expectativa é que as ideias possam sair do papel e gerar desenvolvimento para a região

PEC dos Vereadores: assunto encerrado?

Ainda pode haver o julgamento do mérito, mas depois da derrota de ontem, não sei se os suplentes ainda vão insistir no assunto. A decisão do Supremo Tribunal Federal encerrou mais um capítulo deste assunto que se prolonga durante 2009. Os ministros do STF referendaram uma liminar concedida anteriormente e mantiveram a suspensão da posse retroativa às eleições de 2008 de vereadores suplentes. A decisão de quarta-feira foi por oito votos a um, uma goleada.

Se esta novela terminar aqui vai prestar um favor a todos e poupar muito trabalho jurídico. Pois, vamos imaginar que se insista no julgamento do mérito e que se consiga reverter a situação. Nem isso garantiria ainda a posse dos suplentes.

Haveria aí um problema com a Lei Orgânica do Município de Tubarão. Lá, no artigo 7º, parágrafo 2, diz que o número de vereadores de uma legislatura deve ser definido pela legislatura anterior. Então para ter dezessete vereadores agora, no primeiro semestre do ano passado, a câmara deveria ter definido isso. Só que no primeiro semestre de 2008 ainda não era permitido o aumento no número de vereadores. Então as eleições foram para dez vagas.

Mas enfim, a PEC dos Vereadores deve valer para as eleições de 2012 e a posse será em 2013. Acho que se deve pensar em quantos vereadores vamos ter e não deixar a discussão isolada na Câmara. A sociedade deve dizer se quer 10, 13, 15 ou 17 que é o máximo permitido para Tubarão.

Leia mais...
STF confirma liminar pela suspensão de posse de vereadores
Número de vereadores: de dez não passa até 2012

Quantas obras pode um deputado?

Uma pequena observação sobre o encontro de representantes de Tubarão com parte da bancada catarinense em Brasília. Acho que agora é muito importante os representantes da prefeitura informarem os recursos que foram obtidos a partir deste encontro.

Os deputados e senadores podem fazer emendas individuais ao Orçamento da União. Um deles, sozinho, por exemplo, pode garantir a obra de uma ponte em Tubarão. É claro que eles tem muito mais municípios e pedidos para atender, mas vamos ficar de olho em quem se propôs a ajudar, e ajudou.

Nilton de Campos quer continuar como secretário

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Tubarão, Nilton de Campos (PSDB), por meio da assessoria do partido, disse que não tem intenção de deixar o cargo e retornar à câmara de veredores. Ele quer permanecer na pasta e manter-se licenciado. A possibilidade foi publicada neste blog (ler texto) e se for concretizada pode desencadear uma série de troca de nomes e cargos tanto no legislativo como no executivo.

Campos informa que a troca não foi cogitada até o momento. Ele foi o terceiro vereador mais votado nas eleições de 2008 com 2.356 votos, e não descartou totalmente a possibilidade, “mas como sempre, está à disposição do prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) para contribuir da melhor forma possível em sua administração, seja no Executivo, seja no Legislativo”.

Leia mais...
Jogo de xadrez na prefeitura

Ordem do dia na Câmara de Vereadores de Tubarão, 12 de novembro

O Legislativo Tubaronense estará reunido nesta quinta-feira, 12 de novembro de 2009, realizando mais uma Sessão Legislativa Ordinária, cuja Ordem do Dia constará dos seguintes projetos:

PROJETO DE LEI N° 0147/2009, de autoria do Ver. Maurício da Silva, que dispõe sobre a permanência de crianças e adolescentes em vias públicas, casas que exploram comercialmente diversões eletrônicas, bares/boates e em locais que vendam ou forneçam substâncias que causem dependência química e fogos de estampido e artifício. Este projeto em sua segunda votação.

PROJETO DE LEI N° 0148/2009, de autoria do Ver. Jefferson Medeiros Brunato, que autoriza o Poder Executivo Municipal a instalar espaços culturais e a implantar o “Projeto Canto da Praça” em nosso Município. Este projeto em sua segunda votação.

PROJETO DE LEI N° 091/2009, de autoria do Ver. Evandro Souza de Almeida, que determina que as agências bancárias deverão disponibilizar assentos e senhas eletrônicas para os usuários que aguardam o atendimento decorrente da prestação de serviços. Este projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI N° 0106/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que dispõe sobre a instituição do programa “Paz na Escola”, ação interdisciplinar e de participação comunitária para a prevenção e controle da violência nas escolas de ensino fundamental, médio e superior do Município de Tubarão. Este projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI N° 0113/2009, de autoria do Ver. João Gonçalves Fernandes, que cria o Conselho da Guarda Municipal de Tubarão e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI N° 0186/2009, de autoria do Ver. Jefferson Medeiros Brunato, que dispõe sobre a criação do programa municipal de apoio e assistência às pessoas submetidas a transplante de qualquer natureza. Este projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI N° 0143/2009, de autoria do Ver. Maurício da Silva, que estabelece normas especiais para funcionamento de bares e similares e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI N° 0204/2009 (046/2009 na origem), de autoria do Poder Executivo Municipal, que estabelece procedimentos a serem adotados no ato de comunicação de início de obra de edificação em condomínio e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação.

PROJETO DE LEI N° 0205/2009 (047/2009 na origem).de autoria do Poder Executivo Municipal, que institui o Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida Tubarão. Este projeto em sua primeira votação.

Neste dia 12 de Novembro, atendendo Requerimento nº 865/2009, de autoria do Vereador MAURÍCIO DA SILVA, a Casa estará recebendo o Sr. Rogério Arlindo Tim, para apresentar aos Vereadores o projeto “Domingo Ecologia”, que visa estimular o cidadão a limpar a frente da sua própria casa.

Pauta da Assembleia Legislativa, 12 de novembro

1 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 9 horas

2 – Sessão especial em homenagem ao deputado federal João Matos – autor
da Lei Nacional da Adoção
Local: Plenário
Horário: 19 horas

Sobre a Arena Multiuso

O tamanho da comitiva diminuiu, mas a busca por recursos continua nesta quinta-feira, em Florianópolis. Um grupo de Tubarão será recebido pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), logo mais às 10 horas, no Centro Administrativo. Na pauta está o apoio financeiro do governo para a construção da Arena Multiuso.



De acordo com a assessoria de imprensa da SDR, a comitiva é formada pelo secretário regional, Jairo dos Passos Cascaes (DEM), prefeito municipal, Manoel Bertoncini (PSDB), vice-prefeito, Luiz Felipe Collaço (PP), diretor-geral, José Roberto Tournier (PMDB), entre outros. O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gilmar Knasel (PSDB) também estará presente.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores