Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Lideranças organizam campanha de Dilma em Tubarão

Lideranças do PT de toda a região realizam nesta quarta-feira (6/10), às 19h30, no Sindicato dos Ferroviários de Tubarão, uma reunião para organizar a campanha de Dilma Rousseff (PT) neste segundo turno presidencial. A petista terá apoio de toda a coligação que compõe a chapa e de lideranças de diversos partidos que estão oficialmente neutros na disputa. Na ocasião, além de estabelecer metas e estratégias, serão entregues alguns materiais de campanha, como folhetos e adesivos.

Charge - Nunes

PT retrocede na região

O resultado das urnas foi desastroso para diversos partidos na região Sul, mas nesta postagem vou me ater ao PT. Dos quatro candidatos a deputado estadual e dois a federal (sem contar Vânio dos Santos), somente Jorge Boeira conseguiu se eleger para a Câmara dos Deputados.

Pelo que se ouve dos diversos lados, o partido parece ter perdido para ele mesmo. Do vencedor Boeira fala-se até em expulsão por causa do comportamento durante a campanha. Muitos não gostaram de ver as dobradinhas com Joares Ponticelli (PP) e Tati Teixeira (PSDB), alem das placas em terrenos de propriedade do empresário Henrique Salvaro.

Em 2006, quando ficou dentro dos limites do partido, Boeira não se elegeu e ficou na suplência. E se agisse da mesma forma em 2010? Ficaria no caminho como os outros?

O desempenho dos candidatos de Criciúma Décio Góes e José Paulo Serafim também foi motivo de comentários do tipo “eu já sabia que ia dar nisso”. O que faltou para os petistas? Planejamento e união? Agora são mais quatro anos para repensar e tentar recuperar o tempo e espaço perdido.

Serviços bancários ficam precários com a greve dos trabalhadores

O início do mes geralmente vem acompanhado de contas a pagar. Mas com a greve dos bancários, que está mantida, usuários tem que buscar outras alternativas para deixar as finanças em dia. Em algumas agencias, nem todos os serviços de auto atendimento estão disponíveis

Confusão em Capivari de Baixo

Mais uma prova de que apesar da eleição ser estadual, o resultado influencia as disputas municipais aconteceu esta manhã em Capivari de Baixo. Um desentendimento entre dois funcionários da prefeitura, dentro da Secretaria de Obras, quase acabou em tragédia. A discussão causada sobre a campanha envolveu até facão.

O secretário de Obras, Sinésio Alves (PMDB), foi procurado para informar se os servidores serão punidos, ou não, mas não atendeu as ligações telefônicas. O assunto deve ser discutido na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (5/10).

Apostaram em 2012

Alguns nomes disputaram as eleições para deputado estadual com objetivo de fixar o nome e ser lembrado nas próximas disputas. Um dos mais bem sucedidos nesta estratégia foi o ex-vice-prefeito Araildo Liberato (PDT), o PG. Ele obteve 4.393 votos, sendo o mais votado no município com 3.450, superando a marca obtida em 2008 quando foi candidato a prefeito com 3.326 votos.

Sai do pleito com força para 2012 e se conseguir reagrupar forças com o PP e ainda atrair outros partidos como o PT é o nome do momento para a sucessão municipal. Tem agora tempo e números para colocar na mesa e articular com aliados.

Também em Capivari de Baixo vale destacar o desempenho do vereador Arlei da Silva (PPS). Fez 1.409 votos na cidade do total de 3.669. Mais do que uma liderança emergente local, ganhou visibilidade na região e também é nome a ser ouvido nas próximas composições.

Em Laguna, o vereador Cleosmar Fernandes (PR), também foi o mais votado com 4.666 votos e no total obteve 5.969. O resultado das urnas o coloca em posição favorável para a composição de uma chapa em 2012 tanto como candidato a prefeito ou a vice. Resta saber se também terá a capacidade para convencer e agrupar aliados.

Em Imbituba, o jovem André Igreja (PDT), também conseguiu ser o candidato mais votado na cidade. Obteve 3.010 votos de um total de 3.669. Foi candidato a vereador em 2008 e o resultado deste ano o destaca como principal liderança do partido na cidade. Pode não compor nenhuma chapa majoritária, mas é o nome do PDT para conquistar uma vaga na câmara de vereadores.

Já em Jaguaruna a repetição de um fraco desempenho coloca o representante do PDT, Maneca Moura, numa situação desconfortável. Mal conseguiu superar a barreira dos 100 votos na cidade. Fez 99 votos em 2006, 63 votos em 2008, e agora 120 de um total de 287. Com pouca representação perde forças dentro da sigla.

Cooperfil não acerta resultados em Criciúma

A Central de Inteligência Administrativa (Cooperfil) errou feio na última pesquisa para o governo do estado, divulgada na sexta-feira (1º/10), sobre a intenção de voto dos criciumenses. Enquanto a previsão era de empate técnico (33,4%-31,2% pró Colombo), o resultado das urnas repetiu o desempenho estadual com Raimundo Colombo (DEM) fazendo 51,3%, Ângela Amin (PP) 25,8% e Ideli Salvatti (PT) 22,1%.

O mesmo ocorreu na disputa presidencial. Nas urnas José Serra (PSDB) 43,7%, Dilma Roussef (PT) 34,6 e Marina Silva (PV) 20%. A pesquisa de sexta-feira,  também indicava empate técnico com 32,8%-30,1% pró Serra. Só acertaram o desempenho de Marina com 20,1%.

Não comparei os resultados as pesquisas realizadas em outros municípios e faço a comparação somente com Criciúma, pois publiquei os dados na sexta-feira.

Mas também vale o registro de Tubarão, onde a mesma Cooperfil fez pesquisa, publicada no início do mês de setembro, o que aumentava as chances de diferenças. Para presidente, no dia 10/9, a vantagem era de Serra (38,4%-31,3%-6%). Nas urnas deu Serra 40,6%, Dilma 38,5% e Marina 19,1%.

Para o governo, a consulta indicava Ângela em queda, mas ainda liderando (32,7%-27,2%-15,6%). Nas urnas ficou Colombo 43,7%, Ângela 30,6% e Ideli 25%.

Imaruí aprova projeto que proíbe uso de avião na agricultura

O Projeto de Lei nº.004/2010, de 7 de maio de 2010 que trata da proibição do lançamento de agrotóxicos e produtos congêneres por aeronaves, nas lavouras cultivadas em imóveis na área territorial de Imaruí foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (4/10) da Câmara de Vereadores. Agora falta a sanção do prefeito Amarildo Souza (DEM).

A vereadora Elina Roussenq (PMDB), que voltou ao trabalho na mesma sessão depois de licença, informou pelo Twitter que o próximo passo, será visitar câmaras e prefeituras das cidades vizinhas e levar a proposta de projeto de lei para aprovação também.

Na semana passada, pescadores de Imaruí realizaram um protesto pedindo providências quanto a poluição da lagoa. O entendimento é de que a forma de cultivo atual tem contribuído com o problema. Situação que é negada pela rizicultores que argumentam que o uso de agrotóxicos é controlado e feito dentro das normas vigentes.

Leia mais...
Rizicultores e vereadores discutem projeto em Imaruí
Pescadores fazem mobilização contra poluição da lagoa de Imaruí

Tranquilidade foi a marca das eleições, informa Justiça Eleitoral

A tranquilidade foi a marca dessas eleições de acordo com a Justiça Eleitoral. Em Tubarão, ninguém foi detido por compra de voto

Eleitora é impedida de votar em Tubarão

Uma moradora de Tubarão teve uma surpresa quando foi exercer o voto. Ela não conseguiu votar porque quando chegou a sessão eleitoral outra pessoa já havia realizado o voto com o nome dela

Eleições 2010: conheça os bastidores da cobertura

Um grande número de profissionais da Unisul TV esteve envolvido na cobertura das eleições 2010 neste domingo. Durante 13 horas a emissora esteve ao vivo levando ao ar as informações da movimentação nas urnas nos municipios da região, do estado e também em todo o Brasil, por meio da parceria com a TV Cultura

Bancos da região seguem com as portas fechadas

Desde a última sexta-feira (1º/10), os bancos da região estão fechados. Decisão que afetou tanto agências da rede privada quanto pública. A greve foi iniciada pela falta de acordo com o sindicato patronal que propõe reajuste de 4,29%, enquanto que funcionários pedem 11% de aumento

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores