Páginas

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mais um racha na Amurel?

Escrevi outro dia aqui em torno de uma união macrorregional para garantir uma boa representação na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Disse também que nossos deputados, e os eleitores, não deveriam pensar apenas nas microrregiões e que juntos podem garantir ações e projetos para todo o Sul.

Outra situação que temos visto nos últimos dias é o projeto Prosperidade Sul Catarinense, que propõe a união de todo o Sul do Estado em torno de projetos de desenvolvimento. As duas universidades com sede aqui, a Unisul e Unesc, encabeçam esta proposta. Esperamos que o projeto entre em prática e assim se ouça falar mais ainda.

Bom tudo flui para a união de forças.

Mas agora surge uma proposta de criação de uma nova associação de municípios reunindo prefeituras aqui da nossa Amurel, e outras da Amrec, da região carbonífera. Eu pergunto pra quê isso? Mais uma divisão? Se fala tanto em união e aí surgem propostas como essa.

O modelo de Secretarias Regionais implantando pelo governador Luiz Henrique da Silveira teve entre os seus tantos méritos o de agilizar as ações do Estado no interior. Mas a divisão das regionais não seguiu o critério das Associações dos Municípios. A Amurel, por exemplo, foi dividida em três e temos então a SDR de Tubarão, a SDR de Laguna e a SDR de Braço do Norte.

Está ou não está dividida a nossa região?

Desde que assumiu a Amurel no início deste ano o prefeito de Imbituba Beto Martins, do PSDB, tem convivido com conflitos na entidade. Primeiro foi o pedido de licença feito por seis prefeitos, todos ligados ao PMDB, que ficaram descontentes com o processo eleitoral. A situação foi contornada e eles retornaram para a Associação.

Agora surge mais esta proposta de divisão.

As associações de municípios servem para objetivos políticos e também práticos. No campo político, uma região unida pode ser mais forte na hora de reivindicar projetos e ações de desenvolvimento. No campo prático ela pode servir para economizar. Quer um exemplo. Um município pequeno pode ter na associação engenheiros e técnicos à disposição para elaborar projetos e tentar buscar recursos estaduais e federais para realização de obras.

Se o trabalho prestado não é satisfatório ou suficiente, que se discuta um jeito de melhorar. O que não pode é toda hora ficar falando em divisão. Não dá para dormir com um barulho desse.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores