Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PCB lembra morte de Amadeu da Luz

O site nacional do PCB publica nesta quarta-feira (26/9) matéria sobre o falecimento de Amadeu Hercílio da Luz, ocorrido na terça-feira (25/9), em Criciúma. O texto lembra a trajetória do comunista, passagens pelo Rio de Janeiro e prisões durante o período da ditadura militar.

Leia mais...
Morre Amadeu da Luz, aos 79 anos

Mantendo as diferenças

A falta de verticalização na política atual leva a situações inusitadas nestas eleições de 2012. PSDB e PT, que hoje são os principais adversários em nível nacional aparecem coligados em alguns municípios da região como Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Sangão e Rio Fortuna, por exemplo. Não é o caso de Tubarão onde esta rivalidade se mantém e este ano ficou ainda mais acirrada.

E a tentativa de trazer para cá as diferenças nacionais foi o que se destacou no debate realizado esta manhã pela Rádio Bandeirantes AM. Carlos Stüpp (PSDB) e Olavio Falchetti (PT) tiveram a chance de fazer perguntas um ao outro e nas duas vezes a discussão local ganhou contornos nacionais.

Stüpp trouxe ao programa o julgamento do Mensalão que está sendo realizado pelo STF, em Brasília. Bateu no Partido dos Trabalhadores e defendeu as ações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Olavio rebateu comentando as ações do governo Lula e disse que se houver culpados com o Mensalão, que eles deveriam ser punidos. Mas também disse que não tinha nenhuma relação com os reús do processo.

Olavio procurou falar sobre o orçamento participativo como uma característica das administrações petistas. Stupp respondeu dizendo que quando prefeito também promoveu a participação popular, mas não nos mesmos moldes do PT.

Muita gente pode entender embates deste tipo como simples troca de acusações e pura retórica política. Mas manter e marcar as posições ideologicas ajudam a reforçar o processo democrático. Quem faz parte de um partido político não pode simplesmente remar de acordo com a maré. Quando existem, deve-se respeitar os ideiais das siglas.

O detalhe é que o eleitor em geral não demonstra este tipo de preocupação e quer mais é saber de resolver os problemas que estão ao seu redor. Quer soluções locais e individualizadas sem se preocupar com as cores políticas.

De qualquer forma, o debate da Bandeirantes também teve um questionamento de Edinho Bez sobre a coligação branca entre o PT e PV e que gerou um direito de resposta de Olávio. E logo no começo, Pepê Collaço ficou muito irritado com uma pergunta sobre uma hipotética desistência da candidatura.

Domingo, vamos ter o último debate da campanha na Unisul TV. A uma semana da eleição será a última oportunidade de discussão frente a frente entre os candidatos, o que gera uma grande expectativa.

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores