Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Recado aos vitoriosos

O recado das urnas na Amurel em dois de outubro foi para quem venceu as eleições. Peraí, mas e quem perdeu? Alguém pode me observar. Explico melhor. Nos dezoito municípios da Amurel, apenas três prefeitos conseguiram se reeleger. Nos outros, onde não houve derrota de quem tentou, a oposição saiu-se vitoriosa.

Ou seja, o eleitor está atento a mandatos e administrações que não lhe agradaram. Por isso, entendo que o recado é pra quem ganhou. O eleitor resolveu trocar, e se novamente o desempenho dos eleitos não for satisfatório, correm o mesmo risco não ganharem um segundo mandato.

E convenhamos, não há manifestação melhor do que responder nas urnas de que mudanças são necessárias e a cobrança deve ser permanente.

Assembleia em 2018

O resultado das eleições em Tubarão, com a vitória de Joares Ponticelli (PP), abre espaço para uma nova candidatura a deputado estadual pelos Progressistas. Deka May pelo desempenho em 2014 seria o nome mais natural, mas na região já existe articulação e organização em torno do ex-prefeito de Treze de Maio, entre 2005 e 2012, Xela.

Cinco partidos em 18 prefeituras

O novo quadro político dos partidos na Amurel ficou polarizado entre três partidos. PP, PSD e PMDB elegeram cinco prefeitos cada um. O PT continuou com dois prefeitos e o PSB ganhou um. O PSDB que tinha dois, ficou sem nenhum. O PMDB perdeu três e o PP uma prefeitura.

Os mais votados

O vereador eleito de Rio Fortuna, Júnior (PMDB), foi o mais votado da Amurel, proporcionalmento ao número de votos válidos. Eles recebeu 640 o que equivalem a 15,5% do município. Já em números absolutos, o mais votado foi Gelson Bento (PP) em Tubarão com 2.089 votos. No ranking da proporcionalidade, Bento fica em 18º lugar com 3,52% dos votos, provando que a eleição em Tubarão é a mais difícil da região.

PP tem mais vereadores

O PP lidera no número de vereadores eleitos nos 18 municípios da Amurel com 48. O PMDB vem em segundo com 47, mas obteve pelo menos um vereador em cada uma das 18 cidades. Na sequência vem PSDB (30), PSD (29), PR (10), PT e PR (5), PSB e PDT (4) e PTB e PRB (1).

Eza sobe?

Na primeira entrevista coletiva que conceceu à imprensa, o prefeito eleito de Tubarão Joares Ponticelli (PP) lamentou que novamente a Câmara de Vereadores não teve nenhuma representante feminina eleita. Será que foi um indicativo de que ele pretende chamar algum vereador para a prefeitura e abrir vaga para a primeira suplente Eza Zabot (PSD)? Pelo que pude apurar, isso só não ocorre se ela não quiser.

Mulheres nas Câmaras

Enquanto isso, em algumas cidades vizinhas, as mulheres consolidam espaço: Elas serão 18 a partir de 2017. Armazem (1), Braço do Norte (4), Grão-Pará (1), Imbituba (1), Rio Fortuna (1), Imaruí (2) incluinda a mais votada Mayara Faust, São Ludgero (1), São Martinho (2), Sangão (1), Treze de Maio (1) e Jaguaruna (3).

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores