A Câmara de Vereadores de Tubarão recebeu na sessão de ontem correspondência encaminha pela direção do Sindicato dos Jornalistas de SC lembrando a passagem do Dia do Jornalista e em defesa da exigiência de formação na área para o exercício da funções em órgãos públicos. O texto foi lido pelo secretário da mesa diretora, vereador Dionísio Bressan Lemos.
Confira a íntegra do texto
"Senhor Presidente João Batista De Andrade, senhores Vereadores integrantes da Mesa Diretora Edson José Firmino e André Freta May
Cidadãos e cidadãs!,
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina comparece a esta Casa nesta noite de sete de abril de dois mil e onze para lembrar a passagem do Dia do Jornalista.
Mais do que esta lembrança, a representação sindical dos jornalistas poderia enumerar pelo menos uma dezena de motivos para comemorar, com festa ou com luta, esta data. Mas não vamos fazer isto nesta noite.
Hoje propomos um olhar para o futuro, que começa aqui e nesta hora, neste lugar em que se exercitam as amplas liberdades de expressão e de opinião, sejam elas pessoais, da comunidade de que cada vereador emerge ou partidárias.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina chama a atenção dos vereadores de Tubarão para o inadiável debate sobre o tempo em que vivemos.
Preenchendo os parâmetros deste tempo em que vivemos, chamamos para a pauta desta Casa colocar nos devidos lugares a importância da formação universitária para a construção da qualificação profissional e da formação do cidadão de hoje e de amanhã, preparado para dar conta não apenas da carreira que escolheu, mas de todas as questões éticas no desempenho profissional, o que é o trabalho jornalístico e quem é este trabalhador jornalista de hoje e do futuro.
Chamamos ao debate desta Câmara de Vereadores a necessidade da formação superior em jornalismo para o exercício das atividades profissionais, a defesa da categoria profissional, a defesa dos cursos de jornalismo, e a defesa da formação que todos cursos de jornalismo se propõem neste momento e no futuro a realizar.
A grande questão de fundo deste ano, deste Dia Sete de Abril, Dia do Jornalista, é a mesma questão do ano passado, e dos anos anteriores, até chegarmos a 1918, quando a Associação Brasileira de Imprensa, a mesma ABI que lutou contra as ditaduras brasileiras e que defendeu com energia o Estado Democrático de Direito, em congresso nacional de jornalistas propôs à sociedade que jornalista deve ter formação. Retomamos 1918. Vamos recomeçar apontando que o futuro começa aqui e agora, nesta Casa Legislativa.
Chamamos a cada uma de Vossas Excelências, pela convicção de que a Universidade é resultado do aperfeiçoamento da sociedade, a defender a formação dos jornalistas, para que a sociedade, com jornalistas melhor preparados, tenha melhores e mais amplas e profundas informações sobre ela mesma.
O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina convoca Vossas Excelências a refletir sobre uma sociedade sem jornalistas, uma sociedade invisível, portanto. Pior do que isto, pedimos que reflitam como seria uma sociedade em que jornalista pode ser qualquer um que o queira, sem a qualificação proposta e aplicada pela Universidade, sem o conhecimento da sociedade, sem sequer ter ouvido falar dos princípios éticos e morais, tão caros aos debates da Universidade e aos cursos de jornalismo.
Pedimos agora que olhemos, em nome da sociedade, para o presente e para o futuro. Pedimos agora que esta Câmara, por suas mãos, vereadores de Tubarão, implemente um instrumento legal que exija, para o exercício das atividades da profissão de jornalista, seja nos gabinetes de cada vereador, seja na assessoria da Casa, na TV Câmara ou qualquer outro meio que possa vir a ser utilizado para a divulgação de notícia, a comprovação da conclusão do ensino superior em jornalismo e o registro profissional junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.
É esta a hora de reafirmar nosso compromisso com a Universidade, com o conhecimento e com a qualificação profissional. A sociedade espera informação com qualidade saindo daqui. Para isso precisamos defender a formação dos jornalistas profissionais. Vamos todos, senhores vereadores, a partir de agora, trabalhar para que em breve esta Câmara e estes vereadores possam afirmar que defendem a sociedade porque defendem os jornalistas!
Muito obrigado.
Boa-noite!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Categories
A Hora do Voto
Acit
Ada De Luca
Aeroporto Regional Sul
Alesc
Amurel
Arena Multiuso
Armazém
BR-101
Braço do Norte
Brasília
Câmara Capivari de Baixo
Câmara de Braço do Norte
Câmara de Criciúma
Câmara de Grão-Pará
Câmara de Gravatal
Câmara de Imaruí
Câmara de Imbituba
Câmara de Jaguaruna
Câmara de Laguna
Câmara de Sangão
Câmara de São Martinho
Câmara de Tubarão
Câmara dos Deputados
Capivari de Baixo
Carlos Stüpp
CDL
CDR
Charge
Debates
DEM
Deputados
Desenvolvimento
Diário do Sul
Dilma Roussef
DNIT
Economia
Edinho Bez
Educação
Eleições 1982
Eleições 1985
Eleições 1986
Eleições 1989
Eleições 1990
Eleições 1992
Eleições 1996
Eleições 1998
Eleições 2000
Eleições 2002
Eleições 2004
Eleições 2006
Eleições 2008
Eleições 2010
Eleições 2012
Eleições 2014
Eleições 2016
Eleições 2018
Eleições 2020
Facisc
Governo Estadual
Gravatal
Imaruí
Imbituba
Impostos
Indústria e Comércio
IPTU
Jaguaruna
JBGuedes
Joares Ponticelli
Jorge Boeira
José Nei Ascari
Justiça
Justiça Eleitoral
Laguna
Leis
Meio Ambiente
Obras
Olávio Falchetti
Partidos
PCB
PCdoB
PCO
PDS
PDT
Pedras Grandes
PEN
Pepê Collaço
Pesca
Pescaria Brava
Pesquisas
PHS
PL
PMDB
PMDB Mulher
PMN
Política
Porto de Imbituba
PP
PPA
PPB
PPL
PPS
PR
PRB
Prefeitos
Prefeitura de Capivari de Baixo
Prefeitura de Gravatal
Prefeitura de Jaguaruna
Prefeitura de Laguna
Prefeitura de São Martinho
Prefeitura de Tubarão
Prefeituras
Presídio
Prona
Propaganda partidária
PRP
PRTB
PSB
PSC
PSD
PSDB
PSDC
PSL
PSOL
PSPB
PSTU
PT
PTB
PTC
PTdoB
PTN
PV
Raimundo Colombo
Rede Sustentabilidade
Reforma Administrativa
Reforma Eleitoral
Reforma Política
Reforma Tributária
Reforma Universitária
Rhumor
Rio Tubarão
Rizicultura
Salários
Saúde
SDR de Braço do Norte
SDR de Laguna
SDR de Tubarão
SDRs
Segurança
Senado
Senadores
Sociedade
STF
TCE
TJ-SC
Trânsito
TRE
Treze de Maio
TSE
Tubarão
Turismo
Unisul
Unisul TV
Vereadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:
• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.