quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
O alarme já tocou há tempo
Tudo parece uma reprise de um fato ocorrido em 2010, quando em outro assalto a uma relojoaria, um cidadão foi morto simplesmente porque estava na hora e lugar errado.
Só que este filme vem passando repetidamente em nossa região nos últimos tempos. Foram mais de 30 assassinatos no ano passado. Este ano na Amurel já foram doze, dois deles em Tubarão. Dez ligados ao tráfico e dois latrocínios. Só isso já era suficiente para que o alarme fosse tocado.
O que vamos ver nos próximos dias, provavelmente será uma repetição de filmes passados. Aumento de policiamento nas ruas, autoridades prometendo algum tipo de investimento e passados alguns dias, o tema cairá no esquecimento. A pergunta é: por que só agora? Já não devíamos estar chocados?
A morte desta tarde (10/2) também reacenderá a questão sobre a possibilidade de equipar com armas a Guarda Municipal de Tubarão. Seria esta a solução? Ou aumentaríamos os tiroteios e a possibilidade de mais gente inocente sofrer com violência desnecessária? O exemplo de hoje mostra de que de nada adiantaria uma arma a mais nas ruas.
As nossas cidades precisam sim de ações imediatas para dar um basta nesta situação, mas sem tratar o problema em sua raiz, o que se vê pela frente é muito mais assustador.
Com uma sociedade cada vez mais desigual, com leis cada vez mais brandas, com o consumo de drogas sendo tratado como uma coisa banal, com ações políticas que deixam sempre a população em último lugar ficamos sem perspectivas. O país inteiro precisa tratar do assunto com mais investimentos em educação, saúde e bem estar para todos. A vida tem que melhorar para todos e não apenas para um grupo cada vez menor.
4 comentários:
Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:
• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.
Realmente é uma situação muito difícil, mas a meu ver acredito que nenhum guarda municipal deverá ter NENHUMA ARMA DE FOGO, nem todos estão preparados fisicamente e mentalmente para ter tantos poderes nas mãos. Com essa atitude inocentes poderão pagar sim com suas vidas.E infelizmente este fim de tarde não foi um dia feliz e sim muito infeliz...
ResponderExcluirNadia,
ResponderExcluirpara que fique claro, também sou contra colocar armas de fogo nas mãos da Guarda Municipal. Ela não foi criada para isso.
Caro blogueiro,isto eu aprendi a muito tempo:"não se critica o que não se conhece", portanto,antes de tudo vá se informar das reais atribuições de um Guarda Municipal e só então forme sua opnião sobre o trabalho desses agentes que fazem parte do sistema de segurança pública e que nesta fatídica tarde perdeu sua vida em serviço!
ResponderExcluirDe demagogia estou cansado!
J'aime vraiment votre article. J'ai essaye de trouver de nombreux en ligne et trouver le v?tre pour être la meilleure de toutes.
ResponderExcluirMon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.
Mon blog:
finance rachat credit puis Rachat de credit pour fonctionnaire