Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Campanha nacional pelo fim das regalias dos políticos

A reclamação de que faltam recursos para investir em obras públicas é muito freqüente entre os políticos brasileiros. A mesma desculpa é usada na hora de aumentar os salários dos servidores públicos, de discutir os reajustes dos aposentados ou qualquer outro assunto que venha a atingir a maioria.

Devemos pensar com maior frequência que temos em nosso país um grupo seleto de pouco mais do que mil e quinhentas pessoas que vive cercada de regalias, quase como se fossem reis e rainhas. Estou falando dos parlamentares: deputados estaduais, federais e senadores.

Para se ter uma ideia, cada um dos deputados federais custa cerca de R$ 170 mil por mês aos cofres públicos, ou seja, ao bolso do cidadão que produz, gera riquezas e paga impostos. Multiplique esse número por 513 e você terá o tamanho do rombo. Estes recursos incluem o salário do deputado, verba de gabinete (pode contratar até 25 assessores), verba indenizatória (gasolina, comida, hospedagens, alugueis e consultorias), auxílio moradia, cota postal, assinatura de jornais e revistas, passagens aéreas e assistência médica (ou você acha que eles vão se arriscar na fila do SUS como a maioria).

No Senado Federal e os seus 81 senadores é a mesma coisa.

Não podemos esquecer também das 27 assembleias legislativas e seus mais de mil deputados estaduais e nem é bom pensar nos vereadores para não se assustar ainda mais.

A solução para tudo isso? Somente uma grande campanha nacional encabeçada pela população poderia atuar para diminuir esta desigualdade. Mas quem é que vai deixar um movimento deste tipo se expandir? Os parlamentares e suas regalias sustentam um esquema que precisa acabar. Todos precisam entender que eles são legisladores e não assistentes sociais.

É claro que eles precisam ter condições de trabalhar e manter autonomia em relação aos outros poderes que sustentam o modelo democrático. Mas o preço desta condição não pode ser tão caro assim.

6 comentários:

  1. MUITO BOM O SEU TEXTO ! TAMBÉM FICO INDIGNADO COM TUDO ISSO.O QUE ME SURPREENDE É QUE A POPULAÇÃO ORGANIZA VÁRIOS TIPOS DE MARCHAS E CAMPANHAS (MACONHA, HOMOFOBIA, AUMENTOS DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS,ETC...) E DEIXA ISSO PASSAR DESAPERCEBIDO.COPIEI O SEU TEXTO E COLEI NUMA POSTAGEM NO MEU FACEBOOK.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse texto. Vou enviar ao meus colegas atrvés do facebook.

    ResponderExcluir
  3. Acho que com o que eles ganham, eles próprios deveriam custear todas as suas despesas.Viagens, vestuários e alimentação. Entre outras.E também ganhar menos.

    ResponderExcluir
  4. vamos pra rua, a mudança depende de nós

    ResponderExcluir
  5. Rafael. É muito bom saber que tem gente como eu que fica indignado com essas regalias dos políticos. Posso dar uma sugestão, vamos montar uma lista com dez mandamentos e espalhar por todo Brasil e pedir por essas mudanças.
    1- Tornar qualquer tipo de corrupção como crime inafiançável com
    pena minima de 30 anos máximo de 50 anos.
    2- Que a renda de um politico não passe de 10 salários mínimos. E que tenham apenas assistência medica nos hospitais do SUS e que seus assessores sejam pagos com salários do setor publico no caso a União e não passe de 3 salários.
    3- Que todos Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Vereadores, Prefeitos, Governadores e o Presidente da Republica tenham no minimo 10 Propostas e no máximo 15 por ano para melhoria da população. E que todos sejam formados em qualquer área. E esses projetos sejam analisado no prazo de no máximo 2 Messes. Sendo que Fique ao poder dos parlamentares junto com a população de analizar se os projetos sejam para o bem estar do povo.
    3- Todos os trabalhadores públicos e privados sejam do regime da CLT.
    4- Que os ministros do supremo sejam eleitos por voto junto a OAB. E não sejam por indicação.
    5- Que seja revisada a constituição Brasileira. E o estatuto da criança e do adolescente.
    6- Que a maior idade penal seja de 12 anos
    7-
    8-
    9-
    10-
    Peço sua ajuda para completar esta lista. E vamos lutar nas ruas para que estas propostas sejam feitas. Peço sua ajuda vamos espalhar em toda redes sociais estas reivindicações.

    ResponderExcluir
  6. A todos nós, brasileiros que sonham por um Brasil melhor, assinem e ajudem a espalhar a petição que reivindica o corte de privilégios políticos!!!!
    https://secure.avaaz.org/po/petition/Para_a_populacao_brasileira_a_midia_e_poderes_publicos_Fim_das_regalias_politicas_em_epoca_da_pior_crise_brasileira/

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:

• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores