terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Campanha nacional pelo fim das regalias dos políticos
Devemos pensar com maior frequência que temos em nosso país um grupo seleto de pouco mais do que mil e quinhentas pessoas que vive cercada de regalias, quase como se fossem reis e rainhas. Estou falando dos parlamentares: deputados estaduais, federais e senadores.
Para se ter uma ideia, cada um dos deputados federais custa cerca de R$ 170 mil por mês aos cofres públicos, ou seja, ao bolso do cidadão que produz, gera riquezas e paga impostos. Multiplique esse número por 513 e você terá o tamanho do rombo. Estes recursos incluem o salário do deputado, verba de gabinete (pode contratar até 25 assessores), verba indenizatória (gasolina, comida, hospedagens, alugueis e consultorias), auxílio moradia, cota postal, assinatura de jornais e revistas, passagens aéreas e assistência médica (ou você acha que eles vão se arriscar na fila do SUS como a maioria).
No Senado Federal e os seus 81 senadores é a mesma coisa.
Não podemos esquecer também das 27 assembleias legislativas e seus mais de mil deputados estaduais e nem é bom pensar nos vereadores para não se assustar ainda mais.
A solução para tudo isso? Somente uma grande campanha nacional encabeçada pela população poderia atuar para diminuir esta desigualdade. Mas quem é que vai deixar um movimento deste tipo se expandir? Os parlamentares e suas regalias sustentam um esquema que precisa acabar. Todos precisam entender que eles são legisladores e não assistentes sociais.
É claro que eles precisam ter condições de trabalhar e manter autonomia em relação aos outros poderes que sustentam o modelo democrático. Mas o preço desta condição não pode ser tão caro assim.
6 comentários:
Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:
• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.
MUITO BOM O SEU TEXTO ! TAMBÉM FICO INDIGNADO COM TUDO ISSO.O QUE ME SURPREENDE É QUE A POPULAÇÃO ORGANIZA VÁRIOS TIPOS DE MARCHAS E CAMPANHAS (MACONHA, HOMOFOBIA, AUMENTOS DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS,ETC...) E DEIXA ISSO PASSAR DESAPERCEBIDO.COPIEI O SEU TEXTO E COLEI NUMA POSTAGEM NO MEU FACEBOOK.
ResponderExcluirMuito bom esse texto. Vou enviar ao meus colegas atrvés do facebook.
ResponderExcluirAcho que com o que eles ganham, eles próprios deveriam custear todas as suas despesas.Viagens, vestuários e alimentação. Entre outras.E também ganhar menos.
ResponderExcluirvamos pra rua, a mudança depende de nós
ResponderExcluirRafael. É muito bom saber que tem gente como eu que fica indignado com essas regalias dos políticos. Posso dar uma sugestão, vamos montar uma lista com dez mandamentos e espalhar por todo Brasil e pedir por essas mudanças.
ResponderExcluir1- Tornar qualquer tipo de corrupção como crime inafiançável com
pena minima de 30 anos máximo de 50 anos.
2- Que a renda de um politico não passe de 10 salários mínimos. E que tenham apenas assistência medica nos hospitais do SUS e que seus assessores sejam pagos com salários do setor publico no caso a União e não passe de 3 salários.
3- Que todos Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Vereadores, Prefeitos, Governadores e o Presidente da Republica tenham no minimo 10 Propostas e no máximo 15 por ano para melhoria da população. E que todos sejam formados em qualquer área. E esses projetos sejam analisado no prazo de no máximo 2 Messes. Sendo que Fique ao poder dos parlamentares junto com a população de analizar se os projetos sejam para o bem estar do povo.
3- Todos os trabalhadores públicos e privados sejam do regime da CLT.
4- Que os ministros do supremo sejam eleitos por voto junto a OAB. E não sejam por indicação.
5- Que seja revisada a constituição Brasileira. E o estatuto da criança e do adolescente.
6- Que a maior idade penal seja de 12 anos
7-
8-
9-
10-
Peço sua ajuda para completar esta lista. E vamos lutar nas ruas para que estas propostas sejam feitas. Peço sua ajuda vamos espalhar em toda redes sociais estas reivindicações.
A todos nós, brasileiros que sonham por um Brasil melhor, assinem e ajudem a espalhar a petição que reivindica o corte de privilégios políticos!!!!
ResponderExcluirhttps://secure.avaaz.org/po/petition/Para_a_populacao_brasileira_a_midia_e_poderes_publicos_Fim_das_regalias_politicas_em_epoca_da_pior_crise_brasileira/