Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2010

Nucleação de escolas em Imaruí

O clima esquentou ontem em Imaruí com os protestos de pais e professores sobre a nucleação das escolas do município. Em conversa, por telefone, a secretaria de educação Rosane Gonçalves explicou que a decisão foi difícil de ser tomada, mas que não era mais possível esperar. O processo deve iniciar já no segundo semestre.

Rosane disse que o município tem cerca de 1400 alunos distribuídos em 19 escolas. Com a nucleação, que é prevista no artigo 25 da LDB, serão apenas cinco. A demissão de professores ACTs também será inevitável.

– Hoje Imaruí tem uma relação de um professor para cada seis alunos. É uma situação insustentável – diz.

Mas segundo a secretaria, a principal decisão foi tentar garantir condições iguais e de qualidade para todos os alunos da rede municipal. Com a nucleação, ela afirma que os estudantes estarão em escolas com melhores condições de atendimento.

– Hoje temos classes multiseriadas no interior do município. Enquanto que em escolas maiores os alunos têm aulas de inglês e sala de informática, por exemplo. Condições que não são possíveis oferecer para todos – completa.

Leia mais...
Pais e professores protestam contra nucleação de escolas

2 comentários:

  1. Os argumentos da Secretária de Educação não convencem, até porque ela cita apenas um Artigo da LDB e esquece os princípios constitucionais aplicáveis à educação como direito de todos e dever do Estado, reitera o Estatuto como direito da criança e do adolescente o "acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência (art. 53,V ); atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero e seis anos de idade ( art. 54, IV)."
    A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de incorporar os direitos e garantias constitucionais pertinentes à educação básica, criou mecanismos para pressionar o poder público a garantir o acesso de todas as crianças e adolescentes ao ensino fundamental, dispondo em seu art. 5o "O acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo."

    Além disso, a referida Lei legitima os órgãos e entidades mencionadas para postular junto ao Poder Judiciário, objetivando a responsabilização do agente público, inclusive por crime de responsabilidade, se comprovada a negligência da autoridade competente, para garantir o oferecimento do ensino obrigatório (art. 5o, parágrafos 3o e 4o).

    Daí a possibilidade de se questionar a constitucionalidade da decisão do prefeito de nuclear as escolas desrespeitando as leis, e ao povo imaruiense.

    Acomunidade precisa ser ouvida. Onde está a democracia senhora Rosane?

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ver quando der uma temporada de chuva e o ônibus não puder passar pra pegar as crianças. É só lembrar o exemplo da escola estadual, até quem mora no Centro fica sem aula pq a maioria dos alunos vem do interior. Realmente não acho certo q algumas turmas tenham menos de dez alunos, mas será que não existe outra solução?

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:

• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores