terça-feira, 6 de outubro de 2009
Mais projetos e ideologia, menos acordos e negociatas
Tudo dentro da normalidade. Mas o que eu não acho normal é a falta de discussão em torno de projetos. Se discute o apoio e pouco se fala em ideologia.
As pesquisas, por exemplo, tivemos no fim de semana e ontem a divulgação de pesquisas de intenção de voto em Santa Catarina para o governo do estado, para o senado e também para a presidência. São números que doze meses antes do pleito servem para especulação, para negociação e até traçar estratégias de campanha. Não se tem nenhuma garantia de que os nomes consultados serão mesmo candidatos em 2010.
O mais importante pra mim está lá no final da notícia divulgada pelos jornais: o que a população espera dos eleitos. Saúde foi o assunto mais lembrado com 26,7%, seguido por emprego com 18 por cento e segurança pública e violência com 10,5%.
Agora você leitor pergunte: quais dos nomes citados nas pesquisas você já viu falando o que vai fazer para resolver os problemas de saúde, de emprego e de segurança em nosso estado e país?
Com certeza você já viu candidato A negociando com candidato B. Partido X vendo com o partido Y quem vai ser indicado o cabeça de chapa, quem vai ficar com o vice e coisa e tal.
Agora, se viu negociação e união de nomes e partidos em torno de projetos políticos e propostas de governo foi coisa muito rara.
Nessa história toda, o eleitor tem que fazer a parte que lhe cabe e cobrar ações concretas da classe política. Por que enquanto também só ficar cobrando favores, vamos ficar nesta conversa sem fim e sem começo de troca de apoio por cargos e de troca de cargos por apoios. Ou seja, não sairemos do lugar.
Um comentário:
Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:
• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.
Perfeita a sua avaliação sobre o que se vê na política atual. Só negociatas, conchavos e nomes. Nenhum projeto, nenhuma proposta. E o que se vê é isto que está aí, nada de novo em termos de projetos inovadores de desenvolvimento. É isto. Parabéns pelo blog. LOURIVAL LUIZ PESSOA - TUBARÃO.
ResponderExcluir