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sábado, 24 de março de 2012

Receita descobre importação de lixo

A Receita Federal do Brasil em Itajaí impediu a entrada no Brasil de 40 toneladas de lixo, distribuídas em dois contêineres. O lixo veio do Canadá e a declaração de importação foi registrada no final de fevereiro. Em procedimento de conferência física, a equipe da Alfândega da Receita Federal no Porto de Itajaí detectou que a mercadoria declarada como polietileno se tratava de lixo. A Receita Federal, em conjunto com outros órgãos competentes, tomará as providências necessárias para devolução da carga ao país de origem, sem prejuízo das demais penalidades cabíveis. Em menos de seis meses, foi a segunda carga de lixo detectada em Itajaí. A primeira carga, detectada em setembro de 2011, veio da Espanha e já foi devolvida.

Com informações da RF

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quinta-feira, 22 de março de 2012

Lembrar o que não pode ser esquecido

Será realizado amanhã (23/3) em Tubarão mais uma edição do Seminário sobre enchentes e desastres naturais. O evento sempre coincide com o aniversário da enchente de 1974, que será lembrado no sábado, dia 24/3.

Muitos devem se perguntar o motivo de ficar lembrando a passagem de uma tragédia como a vivida há 38 anos. Mas não esquecer é parte importante de um processo para evitar que ela se repita nas mesmas proporções.

Se não há como evitar que ocorra a combinação de eventos naturais que causaram a tragédia, precisamos trabalhar em ações que diminuam os seus efeitos.

A redragagem do Rio Tubarão, por exemplo, não ocorre há 29 anos, cinco meses e três dias. São quase três décadas de espera e de contar com a sorte para que nada de ruim nos aconteça.

Mais triste ainda é saber que em 1978, ou seja, há 34 anos, já haviam também outros projetos para ações integradas e que ajudariam na prevenção de novas cheias. Um deles é a construção de duas barragens: uma em Pedras Grandes e outra em Braço do Norte.

Os documentos relativos a estes projetos estão encaixotados e empoeirados no Departamento Nacional de Obras de Saneamento, o DNOS, em Brasília. E basta um pedido para que eles sejam repassados para a prefeitura de Tubarão que poderá revê-los e até reaproveitá-los com os devidos ajustes.

O Seminário de amanhã é anual e ajuda a relembrar da situação, mas é necessária uma mobilização coletiva e permanente para que este descaso acabe.

Cerca de R$ 90 milhões já foram previstos no Orçamento da União para as obras de redragagem, mas os cortes já chegam a R$ 60 milhões. Sem projetos e sem pressão, os R$ 30 milhões que sobraram não significam nada. Aliás, significam sim. Representam mais uma vez um atestado de incompetência dos gestores públicos que não conseguem atuar e resolver problemas que se arrastam por décadas. Contam com a sorte e ajuda dos santos para que nada de ruim volte a acontecer.

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quarta-feira, 21 de março de 2012

Ficha Limpa: O Promotor Responde

O Promotor de Justiça Pedro Roberto Decomain é professor de Direito Eleitoral e tem 12 livros publicados, sendo quatro sobre a legislação eleitoral e um sobre Improbidade Administrativa. Neste vídeo do Ministério Público de Santa Catarina ele fala sobre a Lei Ficha Limpa

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terça-feira, 20 de março de 2012

Os propósitos de um pré-candidato

O vice-prefeito Pepe Collaço foi anunciado ontem (19/3) como mais um pré-candidato a prefeitura de Tubarão. Será que teremos mais de três candidatos em outubro? Aí é uma outra conversa.

Anunciar que terá um pré-candidato, todo partido tem o direito e porquê não dizer, o compromisso de ter. Partido que não tem candidato, praticamente não existe e só faz volume em coligação. Mas a dúvida, é claro, é saber quem conseguirá superar a fase do pré para realmente ser candidato nas eleições de outubro.

O vice-prefeito Pepê Collaço, do PSD, assumiu oficialmente ontem esta condição de pré-candidato antes mesmo que o partido do atual prefeito Manoel Bertoncini, o PSDB, anuncie também um nome.

Vira desta forma um candidato de oposição? A possibilidade do partido do PSD deixar a administração municipal reforça esta situação?

Os fatos e as declarações deixam claro que não é bem assim. A tática é seguir a estratégia utilizada pelo governador Raimundo Colombo em 2010 quando ainda fazia parte do Democratas. A sigla deixou o Governo Estadual bem próxima dos prazos de desincompatibilização. Ou seja quem já tinha o interesse de ser candidato teria de deixar os cargos de qualquer forma. E a saída do governo, não significou partir para a oposição.

O que tem de ser realmente considerado no movimento dado ontem pelo PSD de Tubarão e por Pepê Collaço é que o partido está com disposição de marcar território nas eleições de outubro. Com pouco mais de seis meses de existência, precisa ter candidatos para não correr o risco de ser mais uma sigla perdida na sopa de letrinhas do processo eleitoral.

O vice-prefeito de Tubarão entendeu o pedido do governador Raimundo Colombo e por hora assume a condição de pré-candidato. Aliás o único do PSD nas três maiores cidades do Sul do Estado. Criciúma e Araranguá não tem nomes na disputa. Melhor ainda seria se o PSD além do nome de um jovem político, apresentasse também um bom projeto para a cidade, para comprovar que pretende ser diferente do que se vê por aí.

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Familiares de Willy Zumblick pedem reforma na estrutura do museu

Em reunião com o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini (PSDB), familiares de Willy Zumblick pedem que museu passe por uma reforma, para garantir a conservação das obras do artista

sexta-feira, 16 de março de 2012

PSD de Tubarão anuncia pré-candidatos

O PSD lança na segunda-feira (19/3) o nome do vice-prefeito Pepê Collaço como pré-candidato a prefeito. O partido também pretende anuncar a nominata de pré-candidatos a vereadores. O evento será realizado no Restaurante Ataliba e promete ter a presença de líderes estaduais da sigla como o presidente do PSD de Santa Catarina, Deputado Estadual, Gelson Merísio, Presidente da Assembléia Legislativa. O presidente da Juventude Estadual, Alan Schoeninger, do também Deputado Estadual José Nei Ascari e do Deputado federal Jorge Boeira.

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quinta-feira, 15 de março de 2012

Mais uma oportunidade para o turismo regional?

O município de Imbituba vai ter na próxima temporada de verão, 2012-2013, a passagem de cruzeiros turísticos. A notícia divulgada na última semana é boa não somente para os imbitubenses, mas toda a região.

A passagem destes turistas pelo porto da cidade é mais uma oportunidade para a região agir de forma unificada e mostrar todo o seu potencial turístico. Imbituba é um lugar privilegiado com belíssimas praias e atrativos naturais, mas se houver o entendimento de que aliada com as outras atrações regionais terá muito mais a oferecer. Existe um potencial de variedades para deixar qualquer visitante de queixo caído.

A região tem cerca de nove meses para planejar a chegada destes visitantes. Será preciso discutir, por exemplo, desde o horário do comércio para que os turistas não deem de cara com portas fechadas até a mobilização de transporte e divulgação para que eles fiquem por aqui. Haverá demanda de profissionais e por certo de muito treinamento para oferecer um bom atendimento.

Em nossa região temos praias, águas termais, turismo religioso, rural, cultura e gastronomia italiana, alemã, açoriana e um forte comércio. Mas cada município com o seu atrativo isolado não significará nada. Divididos não terão força.

Vale lembrar que será muito mais fácil para estes turistas seguirem para o norte, com a BR-101 duplicada, e o chamado dos encantos da famosa Florianópolis. Por isso fica reforçada a necessidade de que uma ação conjunta regional precisa ocorrer para que esta oportunidade não seja desperdiçada.

O Encantos do Sul Conventions and Visitors Bureau, entidade que agrega os interessados na área, tem pela frente uma grande missão. Em ano eleitoral, com lideranças municipais preocupadas com o pleito de outubro, seria muito importante que pessoas realmente interessadas no desenvolvimento regional tivessem apoio para aproveitar esta conquista. Caso contrário o verão 2012/2013 será lembrado no futuro como mais um em que nossas esperanças ficaram perdidas nas filas da BR-101 e nas promessas.

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quarta-feira, 14 de março de 2012

Edinho deixa coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense

O último ato do deputado federal Edinho Bez (PMDB) como coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense será nesta quinta-feira (15/3), às 9h30min, no Plenário 12, do anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília. Edinho irá prestar contas do seu trabalho à frente do grupo. Em maio do ano passado, uma das reuniões do Fórum foi realizada em Tubarão. O encontro serviu para lembrar do esquecido projeto Prosperidade Sul Catarinense.

Leia mais...
Lembraram da Prosperidade
Fórum Parlamentar Catarinense: eficaz ou mais um encontro?

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terça-feira, 13 de março de 2012

Trânsito: tema estará na campanha de 2012?

Com cerca de 100 mil habitantes e 70 mil veículos Tubarão vivencia problemas no trânsito que precisam ser debatidos pela população. São muitos carros e motos para ruas estreitas. sso sem contar os ônibus, os pedestres e a falta de paciência.

Há muito tempo que cruzar as pontes da cidade, trafegar pela Marcolino Martins Cabral, próximo de escolas e da Unisul em horários de pico já é bem complicado. É um problema que parece sem volta.

Com os investimentos em transporte públicos deixados de lado e o crescimento do poder de compra da chamada Classe C as vendas de veículos explodiram. Só que nossas ruas e também a nossa educação não estão preparadas para isso.

Ainda não tivemos nenhuma briga de trânsito com consequências mais graves, mas os nervos dos motoristas andam exaltados.

Ontem mesmo, presenciei parte de uma discussão entre dois motoristas. Um dirigia um carro e outro conduzia uma moto. Um detalhe: a discussão foi com os veículos em movimento.

Não sei exatamente o que aconteceu e nem se havia algum culpado. Mas o motociclista chegou a tirar o capacete para tentar acertar o veículo. O motorista do carro desistiu da discussão e seguiu em frente. Mas o piloto da moto acelerou para alcança-lo e tentou acertar alguns pontapés na porta do veículo. Por sorte, imagino, chegaram até uma esquina e cada um virou para um lado, antes que algo pior acontecesse. E repito, tudo isso em movimento, com outros carros trafegando na rua e pedestres tentando cruzar a via.

A tendência das condições de trânsito em nossa cidade é piorar nos próximos anos. Com quase nenhuma perspectiva de que possamos ter melhorias, resta à população ter paciência e valorizar a educação.

O tema merece fazer parte do debate político que teremos por conta das eleições deste ano. Será que algum candidato vai propor melhorias para o transporte público ou até mesmo coragem para discutir a proibição de estacionamento na avenida Marcolino Martins Cabral?

Aos motoristas, que também são eleitores, cabe cobrar de seus candidatos projetos e soluções para que o problema não fique ainda pior.

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quinta-feira, 8 de março de 2012

Aposta na incompetência

Os problemas de segurança no Aeroporto Regional deixam evidentes mais uma vez a falta de planejamento dos gestores públicos. O resultado disso é o desperdício dos recursos e a população como sempre prejudicada.

São incontáveis os exemplos de obras públicas realizadas sem o devido planejamento. Seja para a sua conclusão ou depois para a sua utilização. O Aeroporto Regional de Jaguaruna, apesar de estar na terceira fase, não deixar de estar num estágio de conclusão.

A pista está pronta desde 2006. O terminal de passageiros foi concluído e inaugurado em 2010 e só depois o acesso começou a ser construído. E ainda é preciso definir um modelo de gestão e atrair as empresas aéreas para manter a operação ali.

Pista pronta, terminal de passageiros construído, aos poucos sendo equipado, muito, mas muito dinheiro investido, e como tudo neste país é demorado, ainda tem problema com a depredação daquilo que ainda nem está funcionando.

Tem ou não tem alguma coisa errada?

A BR-101 então, é outro exemplo absurdo de que a preocupação com o bem estar da população está em último lugar. Primeiro duplicaram só o trecho Norte e ignoraram o Sul.

Agora já vamos para quase uma década de obras. Temos 200 quilômetros duplicados, 30 pontes entregues, mas alguns gargalos continuam sem respostas. Alguém sabe quando começa a obra da ponte de Cabeçudas? Do túnel do Morro do Formigão? Do Morro dos Cavalos?

Lá atrás, os tais gestores públicos, que se dizem capacitados para ocupar cargos importantes no governo não sabiam que estas obras também fazer parte da duplicação da BR-101? Não sabiam eles da demora que é para aprovar projetos e obter as licenças ambientais?

Mas é claro que é muito mais fácil colocar a culpa na burocracia, do que admitir que são incompetentes para planejar e otimizar os recursos públicos. Para eles, é melhor apostar no esquecimento do que na eficiência.

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