terça-feira, 14 de novembro de 2017
A reforma que deve ser feita
Políticos sem aposentadoria, já!
Também no meu ponto de vista, nenhuma discussão sobre reforma da previdência deveria seguir adiante sem colocar no topo da lista as aposentadorias do setor público. Inclusive, muitas delas, deveriam ser revogadas ou equiparadas ao teto imposto ao setor privado. Político, por exemplo, não deveria ter aposentadoria por ter exercido algum mandato. E tudo o que se aprovou de Leis nos últimos anos, permitindo esta distorção, caracteriza o ato de legislar em causa própria.
Sem salvador da pátria
Outro ponto que também vai ganhar espaço dos debates políticos é o crescimento da violência. Aliás, os números que vem ganhando a mídia agora no final deste 2017 não devem ser considerados como algo despretensioso ou surpreendente. A escalada da violência não é de agora. É um problema que só vem crescendo nas últimas décadas e o eleitor deve ter muito cuidado com candidatos que parecem o salvador da pátria e que prometem fazer tudo isso desaparecer como mágica. Aliás, até uma novela com esse nome foi feita em 1989 ajudando um certo caçador de marajás. Lembram no que deu?
Um comentário:
Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:
• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.
Acho a proposta de reforma da previdência ruim, mas necessária! Como disse Hélio Gurovitz, sempre é melhor alguma reforma do que nenhuma. Óbvio que qualquer mudança que não mecha em todas as aposentadorias será ruim, mas como aprovar uma que mecha em todas ou em boa parte delas? Infelizmente nosso congresso é um balcão de negócios, desagradar qualquer das bases vai dificultar a aprovação! Sempre é preciso pensar uma reforma a partir de vários pré-supostos. Penso a reforma sempre a partir do 'sendo assim'. Acho que a atual proposta parte dai! E confesso que com o atual congresso não vejo outro caminho que essa proposta medíocre. Apesar do governo ter cedido de mais as pressões! Agora, se mudarmos o congresso nas eleições do ano que vem, ai sim podemos fazer uma boa reforma! Literalmente.
ResponderExcluir