terça-feira, 18 de setembro de 2012
Internet x campanhas: longe do ideal
Como não há propaganda gratuita na campanha americana, Obama utilizou a internet para primeiro arrecadar milhões de dólares em doações e segundo para conquistar cabos eleitorais voluntários. O sucesso de arrecadação foi tremendo e o resultado das urnas também foi satisfatório.
Por aqui, a internet e as chamadas redes sociais ainda não tiveram o sucesso esperado nos quesitos doações e conquista de eleitores. A internet tem sim ajudado muitos candidatos a divulgarem ideias e quando querem a se aproximar do eleitor. Mas em geral, o maior impacto da internet até o momento é na divulgação de informações com fontes anônimas. Em alguns casos com acusações gravíssimas que apenas trocaram o meio. Saiu de cena a distribuição de panfletos na madrugada e entrou o disparo de e-mails ou mensagens em redes sociais. Tem sido assim desde 2010 em diversos pontos do pais.
É muito difícil apontar qual seria a forma de se evitar tudo isso. Uns vão dizer que deveríamos ter o financiamento público de campanha, outros que a internet precisa ser controlada, e mais um outro tanto de sugestões.
Escândalos, denúncias e tentativas de desmoralizar o adversário sempre vão existir. Até nos Estados Unidos. O que eleitor deve fazer mesmo é tiras as dúvidas por conta própria e não se deixar levar pelas ondas.
Um comentário:
Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:
• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.
Olá Rafael, gostaria de parabenizá-lo pelos seus textos, são muito bons, assisto sempre que possível seus comentários no Camêra Aberta, concordo plenamente quando você diz que está na hora da população acompanhar o que se passa na nossa política, pois ficar reclamando de nada adianta, é díficil achar um candidato adequado, o importante é acompanhar a trajetória e os feitos deles pela população, afinal de contas prometer é fácil, quero ver é cumprir!!!
ResponderExcluirMas falando das campanhas, acho horrível e desnecessário que os candidatos percam tempo acusando os oponentes, pra mim este é logo descartado, no meu ver cada um tem que mostrar o que tem de melhor para fazer pela cidade e comunidades, se ficar perdendo tempo com acusações é porque não tem um bom projeto para oferecer. E assim a vida segue.