quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Tantos e nenhuns
Imagine uma pessoa que tenha interesse em ser candidata e para isso precisa primeiro se filiar a um partido. Qual sigla seria a mais indicada para que esta nova liderança tivesse espaço e chances de se candidatar e ainda mais, de se eleger?
Ah tem tantos partidos por aí. É impossível não encontrar algum.
Seria o PSDB o mais indicado? É o partido do atual prefeito, com três vereadores, mas em crise por não ter elegido o ex-prefeito Carlos Stupp e carente de renovação.
O PT da presidenta Dilma Roussef e do candidato mais votado na cidade tem o desafio de consolidar o crescimento e não pretende apostar em nenhuma novidade. Mas fora a força de Olávio Falchetti, precisa ganhar uma vaga no legislativo de onde já está ausente há uma década.
O PMDB, de quatro vereadores, e muitas outras divisões internas acaba sendo um lugar bem complicado para uma novidade. É só ver o desempenho do jovem Alexandre Moraes para confirmar isso.
O PP parece ter lideranças de sobra disputando espaço e também um novato no meio disso tudo teria muitas dificuldades para encontrar uma chance.
O PDT, que tem um vereador, é outra sigla a beira de um racha definitivo. Também entrar neste contexto é bem difícil.
O Democratas, apesar do governador eleito Raimundo Colombo, está enfraquecido em Tubarão, sem vereador e precisando de reorganização entre suas lideranças.
Quem sabe então pode-se aderir a onda Marina Silva e ingressar no Partido Verde. Só que este nem existe na cidade.
PPS, PTB, PSB, PR, PSC seriam outras siglas com alguma pequena organização. Mas teriam estrutura para oferecer para um novo filiado?
É, com tanto partido por aí, está difícil se interessar por algum.
Um comentário:
Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:
• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.
Boa tarde Rafael
ResponderExcluirAproveitando o seu comentário sobre a atual situação dos partidos, gostaria de lhe dar uma sugestão para seu comentário da próxima semana. É um absurdo, mas ainda estamos nos deparando com placas de propaganda eleitoral em diversas ruas de nosso município. São deputados eleitos e derrotados. Uma vergonha, ou pior, um descaso com o cidadão! Cadê a fiscalização? Existe a fiscalização? Cadê as multas?