quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Combate ao jabá na internet. Será que é possível?
Pois na internet é muito comum nas redes sociais (orkut, blogs, twitter etc) comentários, críticas e avaliações de produtos. Muitos desses autores o fazem por vontade própria e outros são incentivados pela indústria que distribui os produtos para serem (bem) avaliados pelos internautas. É o que se chama de propaganda boca-a-boca, ou até de marketing viral.
Nos Estados Unidos o Federal Trade Commission (Comissão Federal de Comércio) está querendo regular esta prática pedindo que os internautas identifiquem quando os produtos revisados foram recebidos de forma gratuita. Se tiverem sido adquiridos pelos autores dos textos e comentários deverão ser apresentados os recibos. A medida passará a valer em 1º de dezembro.
Será que devemos ter algo por aqui também? E será que é possível realizar este controle?
Leia mais em...
New F.T.C. Rules Have Bloggers and Twitterers Mulling
Um comentário:
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O jabá precisa mesmo ser combatido, até porque sabe-se que muitas vezes vai muito além de um singelo brinde - e não só no meio virtual, claro. Mas me parece que isso é meio incontrolável. Como se vai fiscalizar cada usuário?
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