terça-feira, 30 de março de 2010
A oportunidade de renovação
Na semana passada, duas desistências de candidaturas deixaram dois partidos em busca de nomes para disputar as eleições de 2010. No PMDB, o deputado estadual Genésio Goulart, anunciou que não vai disputar a reeleição. No PP o ex-deputado federal e atual secretário nacional de Saneamento Básico, Leodegar Tiscoski, também anunciou que não disputa as eleições e que vai continuar no Ministério das Cidades.
Preencher as vagas com nomes em condições de se eleger é muito importante para a região manter e ampliar a representatividade. Mas as desistências abrem uma outra grande oportunidade para os partidos: a renovação de lideranças.
O PMDB busca dentro de suas bases um nome que possa despontar para a recuperação da hegemonia na cidade. Com a vitória de Eduardo Moreira nas prévias do último sábado ganham força os nomes ligados a esta ala. O professor Valter Schmitz da Unisul é um dos preferidos, mas já descartou a possibilidade. Outro que representa uma virada é o secretario de saúde de Tubarão Roger Augusto, que ainda é filiado ao PMDB de Treze de Maio. Mas ele mesmo acha muito difícil ser indicado. Com isso ganha força o advogado Alexandre Moraes. Uma coisa é certa, o PMDB escolhe um nome para 2010 pensando nas eleições de 2012.
No PP, o vereador mais votado em Tubarão em 2008, Deka May, colocou-se à disposição para disputar as eleições para deputado federal. Pode ser também uma escolha visando 2012. Outros nomes da região Sul se ofereceram para a indicação. O vereador Giovanni Zappellini, de Criciúma e o prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, aceitam o desafio.
O prazo esta semana é curto e deve apresentar novidades antes da páscoa chegar.
Um comentário:
Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:
• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.
Rafael o Advogado Alexandre Moraes como voce mesmo comentou na UNISULTV deverá mesmo se o candidato do PMDB, adicionou importantes apois dentro do partido como Julio Cancelier, Erminio Medeiros, presidente da JPMDB, pessoas ligadas a area da educação na GEREI o PMDB de Pedras Grandes, o prefeito Brunel de Capivari, que inclusive ja se manifestou publicamente, Valdinho Geloza do gabineto do deputado Genesio, Henrrique Faraco, o chefe de gabinete de Genesio e por ai vai, tem capitalizado muito tendo em vista sua posição firme dentro do PMDB a favor de Eduardo Mpreira, que tambem ja se manifestou dizendo ser um grande nome renovando o partido.
ResponderExcluirFoi estabelecido ontem prazo ate terça da semana que vem para oficialização de nomes, e ate dia 15 deste mes a executiva deverá definir o candidato.
Sobre Caio o natural é que apoie Alexandre Moraes por um motivo simples, Alexandre foi o coordenador de sua campanha de vereador, sendo que Evandro o seu principal adversario.
Abraço e parabens pela atuação como comentarista politico da NOSSA UNISULTV.
Agnaldo Filippi
Bacharel em direito formado pela UNISUL