quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Em busca de um prefeito
Ao se debruçar sobre os dados do passado, se verifica que os últimos três deputados do PMDB local eleitos foram também prefeitos de Tubarão. Foi assim com Stélio Boabaid, eleito em 1982 e 1986, Miguel Ximenes, eleito em 1990, e Genésio Goulart, eleito em 2002 e 2006. A exceção foi Edinho Bez em 1990, mas ainda com base em Gravatal. Quando os candidatos foram ex-vereadores ou novatos como foi com Jefferson Brunato em 1998, Alexandre Moraes em 2010 e Evandro Almeida em 2014 não se teve sucesso.
Então se pode concluir que para voltar a ter um deputado, o PMDB precisa primeiro voltar a vencer uma eleição para a prefeitura de Tubarão, o que não acontece a quatro pleitos. Outra opção seria indicar um nome da região. Ao que parece só um ex-prefeito conseguiria garantir a união regional. E qual seria esta pessoa? Neste momento, quem tem o nome regionalizado é o atual prefeito de Braço do Norte, Ademir Matos. Em 2016 ele poderá estar no quarto mandato pela cidade. Será que ele toparia renunciar para disputar o cargo de deputado e recuperar o espaço perdido pelo partido?
Goste-se ou não testa tese, o fato é que a situação do PMDB regional precisa ser avaliada. Sem representação local, os prefeitos de agora vão ter que buscar apoio com alguém. A reconstrução então precisará ser feita no dia seguinte às eleições de 2016. Os futuros prefeitos e vereadores eleitos é que deverão construir os projetos de candidaturas locais.
Um comentário:
Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:
• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.
Tenho minhas duvidas se o prefeito de Braço do Norte tem representatividade eleitoral na região. Nem na cidade ele recebeu uma votação que o encoraja-se a voos maiores. Ser conhecido regionalmente hoje, não acredito que garanta muita coisa. Creio que o nomes Peemedebistas da região estão muito gastos. É necessário uma renovação no partido assim como é urgente uma renovação na politica brasileira.
ResponderExcluir