segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
Educação no trânsito
Se alguém procura por exemplos é só passar pelos cruzamentos da Expedicionário José Pedro Coelho com a Padre Geraldo Spettmann e da Avenida Coronel Marcolino Martins Cabral com a rua Tubalcaim Faraco. Neste dois locais temos semáforos com sinalização para os veículos e pedestres. Mas a todo tempo o que se vê são irregularidades de todos os lados.
A cada sinal vermelho, sem exceção, algum motorista resolve passar adiante como se o sinal desse o recado para acelerar. A cada sinal verde para os veículos também temos um pedestre atravessando a rua, muitas vezes distraido com um telefone celular ou com uma criança nos braços e se achando protegido por simplesmente estar na faixa.
Verdadeiros milagres acontecem a cada minuto, pois a toda hora acidentes entre veículos e atropelamentos são evitados. Estes dois locais são apenas exemplos. Em muitos outros pontos da cidade ocorrem situações semelhantes.
Oferecer transporte público de qualidade é uma alternativa para melhorar a mobilidade urbana nas cidades e dar agilidade na vida de todos. Pode-se tentar diminuir o número de carros nas ruas, economizar combustível e poluir menos o ar. Mas com educação no trânsito também poderíamos diminuir a velocidade que avançamos para uma situação crítica. O mesmo cidadão que cobra por soluções também precisa colaborar com uma mudança radical de comportamento.
Um comentário:
Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:
• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.
Caro e talentoso colega!! Importante colocar sobre educação no trânsito, uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores, que institui a Semana Municipal do Trânsito. Deveria ser realizada com todo o efeito, envolvendo Escolas (todas) e a sociedade. Com uma premiação aos participantes, por exemplo. Nada acontece, por isso essa lambança toda. Podemos começar sim por aqui, por Tubarão.
ResponderExcluirAbraço
Salmon