Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Impunidade pode acabar nas urnas

Como o noticiário político é quase sempre recheado de notícias ruins, de escândalos e de desvios ficamos com a impressão de que temos mais corrupção do que antigamente. Será mesmo?

É claro que não. Estas denúncias são reflexos de um tempo moderno com maior acesso a informação e um grande sinal de liberdade de expressão. Não estamos nem melhores e nem piores do que na época da ditadura como sugerem algumas pessoas.

Naquela época era muito difícil algo comprometedor virar notícia. Elas aconteciam, mas eram censuradas. Temos mais corrupção do que antes? Não, o que temos hoje é mais formas de divulgação. Se a imprensa tradicional não dá atenção para o assunto, o cidadão comum utiliza as redes sociais para contar ao mundo.

Por isso parece assustador o número de políticos envolvidos em denúncias de corrupção. Casos como este do prefeito de Imaruí, Amarildo Souza, que foi condenado a perder o cargo por causa de uma licitação irregular de compra de livros estão cada vez mais comuns.

Para não continuarmos igual ao passado de sempre, precisamos tornar os processos mais ágeis e decidir logo a punição.

No caso de Imaruí, por exemplo, caberá recurso do prefeito e demais envolvidos, e provavelmente não haverá problema para ele disputar a reeleição ao cargo em outubro deste ano. Mas e depois, se ele vier a ser reeleito e a condenação for confirmada. Perderá o cidadão com toda a instabilidade gerada no município.

Mas é fato também, que o grande número de processos e denuncias contra os gestores públicos é um sinal de que está havendo uma mudança. O olhar e o controle sobre os políticos vem aumentando. O que nos falta é acabar com a impunidade. Porque atualmente, os escândalos vem, mas desacompanhados das explicações. São raros os envolvidos que se preocupam em responder à população.

Dão de ombros para a população. Enquanto a impunidade não acaba, o cidadão pode fazer a sua parte que é fazer uma seleção natural na hora do voto. Se o processos se arrastam na justiça com recursos seguidos de recursos, a decisão das urnas pode abreviar e definir a condição de muita gente.

Um comentário:

  1. Na política vale a sabedoria do Evangelho: “pelos frutos, reconhecereis a árvore”: político que tem muito dinheiro para gastar na campanha, ou que distribui favores, certamente não é árvore boa porque, se for eleito, ele fará de tudo para recuperar tudo que tiver gastado na campanha...

    Convém estar atento aos candidatos que fazem doações para festas e eventos comunitários, oferecem faixas para festas religiosas, patrocinam torneios esportivos, facilitam consultas médicas e tratamento de dentes...

    Após refletir sobre tudo isso, vai aqui um desafio: - o que você fará este ano para combater a corrupção eleitoral?

    Use o poder do voto em beneficio de sua cidade,

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:

• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores