Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Trajetória de Paulinho May é marcada por gestão participativa

O velório do ex-prefeito Paulinho May, falecido na noite de quarta-feira (14/7), acontece no Centro Municipal de Cultura/Museu Willy Zumblick, em Tubarão. A missa de corpo presente será realizada nesta quinta-feira (15/7), às 15h30min, na Catedral Diocesana. Em seguida, o sepultamento acontecerá no Cemitério Horto dos Ipês, no bairro Monte Castelo.

Segue abaixo contribuição do jornalista Laudelino Sardá que descreve um pouco da trajetória política e pessoal do ex-prefeito e vereador.

Paulo May, que governou Tubarão entre 1977 e 1982, é considerado o prefeito que dotou a cidade de infraestrutura e introduziu a administração participativa. No final dos anos 70, vários prefeitos do Brasil vieram a Tubarão conhecer a gestão participativa, que compreendeu o trabalho de planejamento dos bairros através de comitês formados por lideranças comunitárias.

Considerado um prefeito popular, Paulinho como era conhecido, habituava-se sair cedo de casa para a prefeitura caminhando pelas ruas, em uma verdadeira romaria em que populares o acompanhavam fazendo pedidos ou formulando sugestões.

O maior desafio da sua gestão foi recuperar Tubarão, que ainda sofria efeitos da grande tragédia, em que a cidade foi inundada e 199 pessoas morreram.

- O dilema maior foi recuperar a autoestima do tubaronense, que teve suas casas destruídas e seus negócios arrasados - dizia Paulinho.

Cerca de 40% dos tubaronenses foram reconstruir suas vidas em outras cidades e, por isso, “tivemos de recuperar toda a infraestrutura da cidade, além de motivar investimentos por parte da iniciativa privada”, observou o ex-prefeito em conversa com jornalistas sobre memórias da cidade.

Paulo May nasceu em 26 de abril de 1937, em Tubarão. Foi o nono filho de 10. O pai Paulo Jacob May e Maria Althoff May – Maricha -. Ele, neto de alemão. Foi alfaiate e depois comerciante de tecidos, armarinhos, Casas May e Casas Guido.

- A mãe foi o braço direito do velho. Além de ajudar nos negócios, cuidava dos 10 filhos - lembrava Paulinho.

O pai sempre dizia que Paulinho nasceu para negócios. Já na infância, habituou-se a ganhar dinheiro com figurinhas e se não fosse a paixão pela política “eu tinha sido, com certeza, um comerciante”, apostava o ex-prefeito.

Paulinho, que agora deixa a esposa Ilsa Fretta May, os filhos Vanessa, André, Mauricio, Paulo e netos, tinha como lema político “ouvir o que o povo pensa e quer”. Assim, instituiu um modelo de gestão cuja principal característica foi a de manter as portas da prefeitura abertas para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:

• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1985 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1990 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Eleições 2016 Eleições 2018 Eleições 2020 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores